Listen

Description

Ontem o Ibovespa chegou a subir bem, mas virou para o negativo e acentuou a queda com a piora dos índices nos EUA, o pedido de 16 governadores para elevar o pagamento do auxílio para R$ 600 e a situação fiscal ruim da parceira Argentina, com a vice-presidente Cristina Krichner afirmando que o país não tem condições de pagar a dívida com o FMI nos atuais termos e condições.

Nos EUA, o presidente do Fed, Jerome Powell, e a secretária do Tesouro, Janet Yellen, voltaram a ser sabatinados no Congresso, dessa vez pelos Senadores, e reforçaram que graças aos estímulos os EUA terá um crescimento robusto em 2021. Por lá, teremos hoje pedidos semanais de seguro desemprego e leilão do Tesouro para títulos de sete anos, importante para avaliar a direção dos rendimentos.

Na Europa, os mercados estão em queda, depois de virarem para o positivo no final da sessão de ontem. Menos o índice alemão Dax, que ainda fechou ontem em queda, mesmo com a chanceler Angela Merkel desistindo de estender o lockdown no país. Hoje ocorre uma importante reunião entre líderes da UE para discutir a situação epidemiológica preocupante na região e a velocidade de vacinação que está lenta. No topo da agenda desta reunião estão possíveis restrições às exportações de vacinas do bloco, um movimento que poderia impactar mais fortemente o vizinho Reino Unido.

Na Ásia os mercados fecharam mistos, com o Japão em alta, mas a China em leve queda com a possibilidade da SEC, a CVM dos EUA, poder remover algumas empresas estrangeiras da bolsa de valores americana por deixarem de cumprir os padrões de auditoria dos EUA pro três anos consecutivos.

Aqui no Brasil, depois de um ano de crise epidêmica, o governo implementou um comitê de crise para o combate da pandemia, mas ainda com pouco direcionamento e explicação, mais um ato formal. O que não impediu o presidente da Câmara, Arthur Lira, de endurecer as palavras na crítica ao governo diante da condução da crise. O discurso foi bem direto ao ponto e deve forçar essa mudança que já vem ocorrendo no executivo nos últimos dias.

Nas votações do Congresso, hoje será discutida a Lei Orçamentária Anual de 2021, que deveria ter sido votada no ano passado.

Uma ótima quinta-feira a todos e continuem se informando pelas demais plataformas:

Siga o InstaEconomico: https://bit.ly/InstaEconomico

Entre no canal do Telegram: https://bit.ly/Telegraminstaeconomico