Listen

Description

“Olho por olho, dente por dente”; “quem com ferro fere, com ferro será ferido”; “elas por elas”; “golpe trocado não dói”. Todas essas expressões tem relação com a ideia de que se alguém faz algo danoso a você, automaticamente te autoriza e até mesmo te obriga a dar o troco. Afinal, é necessário “pagar na mesma moeda”.

Acontece, que a ilusão de que as coisas vão se igualar ou o sofrimento irá diminuir uma vez que você tenha “dado o troco” tem muito pouca sustentação lógica. Ainda assim, porque será que temos tantas expressões para nos referirmos a essa dinâmica? Certamente isso fala de uma forma que socialmente nós temos de lidar com dores e traição de confianças nas nossas relações: sejam elas de amizade, românticas, familiares ou mesmo de trabalho.

A pergunta que não quer calar é: porque será que nos convencemos de que essa é a melhor estratégia, mesmo que isso nunca realmente resolva o problema? E, se realmente não fizer sentido, como saímos dessa dinâmica de “toma lá, dá cá”?

É sobre isso que as psicólogas Cheyenne von Arcosy e Beatriz Sardenberg vão falar no episódio de hoje. Elas partem do funk “Golpe Trocado não Dói” com o qual a Beatriz se deparou um dia para falar sobre essa dinâmica que, no mínimo, envenena as suas relações. Mas falar isso é muito simples, a questão é entender como isso realmente acontece e como escapar dessa armadilha. Dê o play, pegue seu cafezinho e venha descobrir com a gente!

...

Ah, e como sempre, sinta-se livre para entrar em contato através dos nossas contas no Instagram e do nosso e-mail - nós adoramos receber os feedbacks e pedidos de tema de vocês.

Instagram:

@cheyennevonarcosy

@beatrizsardenberg.psi

E-mail: meachaok@gmail.com