Nova variante ômicrom, que surgiu em países do sul do continente africano preocupa autoridades e virologistas do mundo. Por ser mais contagiosa e ter sofrido um número muito alto de mutações jamais visto em vírus antes, voos estão sendo cancelados e viajantes vindos dessa região estão impedidos de entrar em países europeus, asiátios e americanos.
Casos com a nova variante já foram detectados em Hong Kong, Reino Unido e Israel.
61 viajantes de dois voos da África do Sul testaram positivo para o novo coronavirus e foram isolados na última sexta-feira (26) na Holanda. Um exame foi feito em cada um deles para saber se estão com a nova cepa 1.1.529, a variante africana.
Em Portugal, onde os casos de Covid-19 seguem aumentando, o governo decidiu recuar e obrigar o uso de máscaras mesmo em locais abertos e também manter a exigência do passaporte da vacina para locais públicos, bem como recomendou que aqueles que puderem, façam home office. As medidas no país passam a valer a partir do dia 1 de dezembro.
Em Xangai a China segue com a política de "tolerância zero" para o novo coronavírus e cancelou centenas de voos e impediu a entrada de viajantes após 3 novos casos de Covid-19 serem detectados no país. Lockdowns estão sendo adotados e a população está sendo testada em massa para mapear a contaminação.