O México começou a exigir vistos de brasileiros a partir do dia 11 de dezembro. A medida é uma tentativa do governo de barrar o trabalho irregular e a imigração ilegal para os Estados Unidos. Até o momento, brasileiros não precisavam tirar um visto para entrar no país, podendo ser solicitado diretamente na imigração. Com o aumento da apreensão de brasileiros na fronteiras americana, com mais de 46 mil detidos, quem quiser embarcar para o México, precisará solicitar o visto na embaixada mexicana antes de embarcar.
E centenas de brasileiros estão impedidos de voltar da África do Sul. Passageiros que tinham viagens marcadas foram surpreendidos com os cancelamentos de voos, já que o Brasil proibiu a chegada de voos vindos de país do sul da África por conta da nova variante ômicron do novo coronavírus. Quem pretende embarcar para a África do Sul saindo do Brasil também não consegue viajar, já que os voos também foram cancelados.
E por conta da propagação dessa nova variante, a França começou a exigir teste PCR para viajantes já vacinados. O exame não pode ter mais que 48 horas para quem já tomou a vacina e não pode ultrapassar 24 horas para quem ainda não foi imunizado. Voos vindos de países do sul da África poderão chegar ao país, mas a entrada é permitida apenas de cidadãos franceses, europeus, diplomatas e funcionários da aviação. Eles serão testados e, mesmo com resultado negativo, serão isolados por sete dias. Os resultados positivos terão quaretena obrigatória de 10 dias. O isolamento será controlado e está sujeito a multa bem sagada em caso de desrespeito à medida.