Listen

Description

Paulo Freire (educador. Escritor. Filósofo pernambucano) dizia que:

"É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, construir alternativas e soluções, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante levar a diante uma ideia, um projeto, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…"

Hoje celebramos e nascimento de Jesus, e ele é um exemplo o verbo esperançar. Ele tinha um projeto, levou sua ideia a diante, juntou-se aos outros (apóstolos) e não desistiu.

O que não podemos perder jamais: é a esperança. Esperançar é almejar, sonhar, agir, buscar. É o contrário  de esperar, apesar de muitos associarem esperança a esse verbo.

Esperar é: “Ah, espero que dê certo, espero que aconteça, espero que resolva”. Isso não é esperança, gente! mas um simples ato passivo.

Podemos dizer que: Esperançar significa, levantar da cama todos os dias para fazer acontecer, cheio de esperança e força de vontade. É o verbo que expressa pessoas que arregaçam as mangas e partem na direção de seus planos para realização dos sonhos.

A esperança é a maior aliada de um sonho! Esperançar, é criar um futuro e não esperar por ele.

Eu esperanço, ele esperança, eles esperançam. E você, esperança?

E para você que me acompanha ou que está chegando agora, te desejo um Feliz natal De grandes esperanças.