As telhas que compõem os telhados podem ser encontradas em variados modelos e também produzidas com diversos materiais: naturais, coloridas, esmaltadas, recicladas e etc. E há ainda as telhas de cimento, que se encaixam perfeitamente umas nas outras. Independente do tipo, todas precisam de um sistema de sustentação. Há atualmente também sistemas metálicos de sustentação. Mas, ainda é mais usual a estrutura em madeira.
Alguns exemplos são: portuguesa, americana, germânica, francesa, plan, colonial e etc. O que muda de um modelo de telha para o outro é a forma da peça, a condução da água e o encaixe da telha no telhado. Para escolher qual o melhor tipo de telha para sua construção, um dos pontos que deve ser observado é a inclinação do telhado. As telhas portuguesas, por exemplo, necessitam de 30% de inclinação. Já as plan, 26%. Essa necessidade de inclinação pode influenciar na altura do telhado consideravelmente.
O sistema de sustentação do telhado é composto por terças(que é a parte mais robusta do telhado). No caso do sistema de sustentação em madeira, são as terças as responsáveis pela sustentação dos caibros, que, por sua vez, sustentam as ripas. Sobre as ripas as telhas são encaixadas. Para um telhado bem construído, é condição necessária adquirir produtos de boa qualidade e procedência. É a sustentação que vai garantir um bom desempenho do telhado.
As telhas metálicas são cada vez mais usadas nas construções brasileiras. Além das telhas metálicas simples, há um sistema bastante usado na atualidade: tipo sanduíche, que é o conjunto de duas telhas com isolamento térmico entre elas. Os modelos de telhas metálicas encontrados no mercado podem variar entre: telha forro, onduladas ou trapezoidais. Cada um dos modelos possui diversos desenhos, em que cada um permite um determinado vão ou inclinação diferente para as telhas.
As telhas metálicas podem ser de alumínio ou de aço. E podem contar com acabamento em galvanização e pintura eletrostática – tudo depende do fabricante ou do restante do material a ser utilizado. As vantagens da telha metálica é a sua baixa inclinação e a leveza que poupa a estrutura, e ainda a agilidade e facilidade na montagem.
O outro tipo de telha é a de fibrocimento, muito produzida na década de 80 e é mais conhecida como “telhas de amianto” - aquela opção de baixo custo - para cobrir a casa, sem gastar muito. Apesar de normalmente não serem usadas em obras de alto padrão, são muito bem aceitas em obras pequenas e simples.
Agora, além das telhas cerâmicas e de concreto, telhas de fibrocimento e telhas metálicas, existem outros tipos; e cada tipo de telha é voltado para uma determinada finalidade. Por exemplo, caso queira um pouco mais de luminosidade, nada melhor que as telhas translúcidas e as transparentes, que permitem o aproveitamento da luz externa.
De qualquer maneira, a dica é que, independente do tipo de cobertura que for usar na construção, faça o planejamento:consulte profissionais realmente capacitados para realizar o projeto e a obra de sua casa. Entre outras vantagens, o telhado possibilita ao desenho da casa mais opções para realçar a beleza da sua construção. E opte sempre por materiais de qualidade e de ótima procedência.
Basicamente, podemos considerar seis tipos de forro:
Contatos da produção:
e-mail construcaoreformaecia@infostudiobrasil.com
telefone/WhastApp 19 3229-0323.