Listen

Description

Como viver uma vida plena e feliz?

Como ser uma pessoa com qualidades morais?

Responder a essas duas perguntas fundamentais foi a única paixão de Epíteto, o grande filósofo do Estoicismo, que nasceu em 55 d.C. e morreu em 135, ensinou em Roma até o ano 94, quando o imperador baniu todos os filósofos da cidade.

Para Epíteto, vida feliz e vida virtuosa são sinônimos.

Felicidade e realização pessoal são consequências naturais de atitudes corretas. Ele buscava identificar os passos necessários para se chegar à excelência moral.

Parte de sua genialidade é enfatizar o progresso moral. Com uma aguda percepção de como nos desviamos de nossos princípios mais elevados no decorrer da vida, ele nos ensina a encarar a vida filosófica como uma progressão de etapas que, pouco a pouco, nos aproxima de nossos mais nobres ideais.

Sua noção de uma boa vida, contudo, não é seguir uma lista de preceitos, mas levar nossas ações e desejos a se harmonizarem com a natureza. A questão não é agir bem para conquistar os favores de Deus ou a admiração dos outros, mas adquirir serenidade interior e, consequentemente, uma liberdade pessoal duradoura.

Excelência moral é um empreendimento disponível a todos em qualquer ocasião, ricos ou pobres, instruídos ou não. Não é território exclusivo dos monges e santos.

Epíteto desenvolveu uma concepção de virtude que é simples, corriqueira e cotidiana em sua expressão. Era favorável a uma vida vivida firmemente de acordo com a vontade divina e não caracterizada por manifestações extraordinárias, flagrantes ou heroicas de bons sentimentos. Sua receita para uma boa vida concentrava-se em três temas principais: dominar os desejos, desempenhar as obrigações e aprender a pensar com clareza a respeito de si mesmo e de seu relacionamento com o restante da comunidade. Muito semelhante à oração da serenidade, Epíteto dizia:

Saiba distinguir entre o que você pode controlar e o que não pode e

Ocupe-se apenas do que você pode controlar.

Epicteto; Lebell, Sharon (2018-03-25T22:58:59). A arte de viver: O manual clássico da virtude, felicidade e sabedoria . Sextante. Edição do Kindle.