A Ficha
João Mateus, distinto pregador do Evangelho na noite em que fez 50 anos, foi deitar-se depois da visita dos amigos. Sonhou que alcançava as portas do céu, e, deslumbrado com a leveza de que se via possuído, encontrou um funcionário da Passagem Celeste:
- João, para evitar qualquer surpresa desagradável, convém uma olhada em sua ficha...
E o viajante recebeu o documento, que leu espantado:
-João Mateus. Renascimento na Terra em 1904. Pais carinhosos e amigos. Inteligência preciosa. Boa saúde. Aos 20 anos, empregou-se no comércio. Casou-se aos 25. Católico até os 26. Presenciou, sem maior atenção, 672 missas. Aos 27, transferiu-se para as casas espíritas. Compareceu a 2.190 sessões. Realizou 1.520 palestras. Escreve cartas comoventes. Quatro filhos. Não encontra tempo para auxilia-los na procura do Cristo. Grande intolerância para com os vizinhos. Refratário a qualquer mudança de hábitos para a prestação de serviço ao próximo.
Além dos recursos naturais que lhe renderam posição e conforto doméstico, conserva bens imóveis no valor de Cr$ 600.000,00 e Cr$ 302.000,00 em conta bancária.
-Para Jesus, que o procurou na pessoa de mendigos, de necessitados e doentes, deu durante toda vida 90 centavos.
-Para cooperar no apostolado do Cristo, já ofereceu 12 cruzeiros em obras de assistência social.
-Seu Débito é de .............................................................
Quando ia ler o item referente às dívidas, João acordou. Era de manhã. À noite, reuniu-se aos companheiros, relatando-lhes a ocorrência.
O sonho modificara-lhe o modo de pensar. De agora em diante iria se dedicar mais ao trabalho na vida cristã. Para isso, iria colaborar na construção de um lar para crianças desabrigadas. A experiência daquela noite era um aviso. E, sorridente, despediu-se dos amigos, marcando um novo encontro para a próxima noite.
Contudo, na noite seguinte, quando os amigos lhe bateram à porta, vitimado por um infarto, João Mateus estava morto.
Chico Xavier
Trilha sonora: Someone You Loved - Lewis Capaldi - piano cover