Listen

Description

Você já ouviu falar do conceito “viva o agora”? Todos sabemos que a nossa mente é muito poderosa. Se não estivermos sempre em vigília, ela facilmente nos envolve com pensamentos, recordações e nos coloca para “remoer” o passado. Neste instante, deixamos de vivenciar o presente, as inúmeras possibilidades que estão no aqui-e-agora e ficamos em moradia no passado. Eckhart Toole, em seu livro “O poder do agora”, traz uma história que ilustra o quanto ficamos presos às situações através de pensamentos. Veja:

“Dois patos, depois de um confronto, que nunca demora muito, separam-se e afastam-se em direções opostas. Em seguida, cada um deles bate as asas algumas vezes, liberando assim o excesso de energia acumulada durante a luta. Depois disso, eles nadam em paz, como se nada tivesse acontecido. Se o pato tivesse a mente de um ser humano, ele conservaria a luta viva no pensamento por meio de uma história. Provavelmente, ela seria assim: “Não acredito no que ele acabou de fazer. Ele chegou a poucos centímetros de mim. Pensa que é o dono do lago. Não tem consideração pelo meu espaço privado. Nunca mais vou confiar nele. Da próxima vez, ele vai fazer a mesma coisa só para me aborrecer. Tenho certeza de que já está tramando alguma coisa. Mas não vou suportar isso de novo. Vou ensinar a ele uma lição de que não vai se esquecer.”

Essas histórias e pensamentos criados, um após o outro, pode durar dias, meses, anos. Assim, o acontecimento nunca termina verdadeiramente, pois a mente se encarrega de dar continuidade ao processo. E, com isso, o corpo também responde. Nosso corpo responde aos nossos pensamentos de perpetuar emoções antigas; toda vez que a história é remoída, o corpo também revive as emoções de raiva, irritação e estresse, e não é incomum que ao longo de anos revivendo histórias ruins, ele adoeça. A lição da história do pato é basicamente “deixe a história pra lá”, e retorne para o único lugar importante: o momento presente.

https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/viva-o-agora-silencie-a-mente/