Listen

Description

A Reforma de Lutero

Biografia resumida

Trilha sonora: Someone You Loved - Lewis Capaldi - piano cover

Martinho Lutero nasceu em Eisleben, na Alemanha, no dia 10 de novembro de 1483. Filho de um mineiro foi criado em um ambiente religioso que marcou sua infância.

Com 16 anos, Martinho Lutero ingressou na Universidade e com 18 anos já se tornara um brilhante aluno de advocacia, mas em 1505 decidiu entrar no Mosteiro Agostiniano para o estudo da Teologia. Em 1507 ordenou-se padre e prosseguiu sua formação na Universidade.

Em 1511, Lutero visitou Roma e ficou chocado com a frivolidade da cúria romana. Em 1512 obteve o doutorado em Teologia e foi eleito cônego.  Fazia conferências na Universidade, quando chegou à região um frade vendendo indulgências, que permitia a troca de penitências por dinheiro.

Revoltado com a exploração da ignorância popular, Lutero elaborou uma série de "95 teses” e afixou na porta da Igreja.  Em pouco tempo se tornou claro que as teses de Lutero exprimiam os sentimentos de boa parte da população. O sucesso alcançado encorajou Lutero a enviar ao papa um documento no qual sustentava que as indulgências não haviam sido instituídas por Cristo.

O papa ordenou retratação de Lutero, mas este recusou o pedido de retratação e deu início a uma campanha aberta dentro da própria Igreja.

Em 1529, Carlos V aprovou um decreto que aumentava a pressão contra Lutero e seus seguidores. O protesto contra pressão criou a denominação “protestante”. Neste mesmo ano, o papa promulgou uma bula em que dava sessenta dias para uma retratação. Lutero queimou publicamente a bula e, no ano seguinte, foi excomungado pela Igreja. Em 1521, Lutero foi obrigado a se refugiar no castelo do príncipe Frederico. Ocupou-se em traduzir a Bíblia para o alemão. 4 anos depois, casou-se com Katherina Von Bora.

A forma de protestantismo proclamada por Lutero, além da Alemanha, chegou até a Suécia, Dinamarca, Países Baixos e Inglaterra.

Martinho Lutero faleceu na Alemanha no dia 18 de fevereiro de 1546.

A doutrina de Lutero sobre a vida cristã foi exposto em "A Liberdade de um Cristão", onde exigia uma completa união com Cristo mediante a palavra através da fé, a inteira liberdade do cristão e um perfeito amor ao próximo. Ele dizia: Os que amam profundamente, jamais envelhecem; podem morrer de velhice, mas morrem jovens.