Listen

Description

A regra do 1%

O destino do ciclismo britânico mudou em 2003 quando Dave Brailsford foi contratado como o novo diretor de performance. Na época, ciclistas profissionais da Grã-Bretanha haviam suportado quase 100 anos de mediocridade.

Desde 1908, os ciclistas britânicos conquistaram apenas uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Em 110 anos, nenhum ciclista britânico havia vencido o Tour de France. Um dos principais fabricantes da Europa se recusou a vender bicicletas para a equipe porque temia que isso prejudicasse as vendas se outros profissionais vissem os britânicos usando seus equipamentos. Dave havia sido contratado para mudar isso. O que o diferenciava dos treinadores anteriores era seu compromisso com uma filosofia de procurar por uma pequena margem de melhoria em tudo que você faz.

Segundo Dave: “a ideia é dividir todas as ações que conseguir pensar como integrante da atividade de andar de bicicleta e, em seguida, melhorar em 1% em cada uma delas.” Dave e sua equipe começaram fazendo pequenos ajustes esperados em uma equipe profissional de ciclismo. Eles redesenharam os selins das bicicletas para torná-los mais confortáveis, pediram aos ciclistas que usassem shorts aquecidos eletricamente sobre as bermudas de lycra, para manter a temperatura muscular ideal, e usaram os sensores de biofeedback para monitorar como cada atleta respondia a determinado exercício. Dave e sua equipe continuaram a encontrar possíveis melhorias de 1% em áreas inesperadas. Eles testaram diferentes tipos de gel de massagem para ver qual deles levava a uma recuperação muscular mais rápida. Contrataram um cirurgião para ensinar a cada ciclista a melhor maneira de lavar as mãos para reduzir as chances de pegar um resfriado.

Determinaram o tipo de travesseiro e colchão que proporcionava a melhor noite de sono para cada atleta.

Apenas cinco anos após Dave assumir, a equipe britânica dominou o ciclismo nas olimpíadas de Pequim, onde conquistou 60% das medalhas de ouro. Quatro anos depois, na Olimpíada de Londres, os britânicos estabeleceram nove recordes olímpicos e sete mundiais.

Durante um período de 10 anos, de 2007 a 2017, os ciclistas britânicos conquistaram 178 campeonatos mundiais e 66 medalhas de ouro olímpicas ou paralímpicas, e conquistaram 5 vitórias do Tour de France.

Do livro Hábitos Atômicos, de James Clear. Bom dia