Listen

Description

UTILIZANDO E ABANDONANDO A NEGATIVIDADE

Do Livro O Poder do Agora, por Eckhart Tolle

Toda resistência interior é vivenciada como uma negatividade. Toda negatividade é uma resistência.

A negatividade vai de uma irritação ou impaciência a uma raiva furiosa, de um humor deprimido a um ressentimento. Às vezes, a resistência faz disparar o sofrimento emocional, onde mesmo uma situação banal pode produzir uma negatividade intensa, como a raiva ou a depressão.

O ego acredita que, através da negatividade, pode manipular a realidade e conseguir o que deseja.

Uma vez que você tenha se identificado com alguma forma de negatividade, não vai querer que ela desapareça e, em um nível inconsciente mais profundo, não vai desejar uma mudança positiva. Ela iria ameaçar a sua identidade como uma pessoa depressiva, zangada ou difícil de lidar. Você então passa a ignorar, negar ou sabotar aquilo que é positivo em sua vida. É um fenómeno comum. E também doentio.

OBSERVE AS PLANTAS e os animais, aprenda com eles a aceitar aquilo que é e a se entregar ao Agora.

Deixe que eles lhe ensinem o que é integridade - estar em unidade, ser você mesmo, ser verdadeiro.

As emoções negativas repetitivas podem, às vezes, conter uma mensagem, como ocorre com as doenças.

SEMPRE QUE SENTIR a negatividade crescer dentro de você, causada ou não por um fator externo, um pensamento ou mesmo nada em particular, olhe para ela como se fosse uma voz dizendo: "Atenção no agora. Acorde. Largue o seu ego. Esteja presente na sua integridade."

Até mesmo a mais leve irritação é significativa e precisa ser conhecida e observada. Você pode descartá-la assim que perceber que não quer ter esse campo de energia no seu interior.

UMA ALTERNATIVA PARA descartar uma reação negativa é fazê-la desaparecer ao imaginar a si mesmo se tornando transparente para a causa externa da reação.

Recomendo que você pratique primeiro com as coisas do dia-a-dia. Vamos dizer que você esteja em casa. De repente, vindo da rua, começa a soar um alarme insistente de um carro. Surge uma irritação. Qual é o objetivo dessa irritação? Nenhum.

A resistência que a mente cria, nesse caso a irritação ou raiva, é muito mais desagradável do que a causa original que ela está tentando desfazer. Lembre-se de Jesus sobre oferecer a outra face. Isto é praticar a não resistência. Permita que o barulho, ou o que estiver causando a emoção negativa, passe através de você. Ele não está mais golpeando uma "parede" sólida dentro de você.

Alguém diz alguma coisa grosseira para ferir você. Em vez de desencadear uma reação inconsciente e uma negatividade, como uma agressão, uma defesa ou um retraimento, você deixa isso passar através de você. Não ofereça resistência. É como se não existisse mais ninguém ali para ser machucado. Isso é perdão. Nesse sentido, você se torna invulnerável. Jesus disse para amarmos nossos inimigos, o que ele queria dizer era para não termos inimigos. Inimigo é criação da mente, não de Deus.

Quando aceitamos estar presentes em nosso ser, nossa mente não nos domina. Isso é iluminação. 

Do Livro O Poder do Agora, por Eckhart Tolle. Bom dia.