A criatividade faz parte do dia a dia de todos nós. Na infância, esbanjamos uma capacidade incrível de modelar e criar coisas novas.
Entretanto, à medida que crescemos, a influência das pessoas, os limites impostos e o temor do fracasso, acabam diminuindo nosso poder criativo, tornando os nossos pensamentos cada vez menos abstratos.
Além disso, o nosso cérebro é programado para poupar energia e a criatividade pode demandar bastante esforço. Segundo o psicólogo húngaro Mihaly, inventor do famoso conceito de flow, quando alguém está completamente engajado na criação de algo novo, como compor músicas, ela nem presta atenção a sensações corporais e problemas pessoais. Ela está no estado de flow.
Ao se referir a uma pessoa no meio do processo criativo, Mihaly diz: “Ela nem sente fome ou cansaço, seu corpo e sua identidade desaparecem de sua consciência. Criar algo é externalizar a própria existência”.
A criatividade não é um dom com o qual as pessoas nascem. De acordo com os autores do livro (O DNA do Inovador), de 25 a 40% da criatividade está relacionada à genética, e o restante vem de um roteiro básico.
Após entrevistar os fundadores e CEOs de várias empresas de sucesso, como a Amazon, Apple e Google, os autores apontaram que o comportamento das pessoas mais inovadoras do mundo está ligado a 5 habilidades que são fundamentais para diferenciar os inovadores dos profissionais comuns. Eu resumo aqui as três principais
Capacidade de associação
É tida como a característica mais importante dos inovadores. As associações ocorrem quando o nosso cérebro tenta processar informações em sequência, dando-lhes lógica e coerência.
Questionamento
Geralmente, os inovadores não deixam nenhuma dúvida passar em branco. Eles têm o hábito de questionar tudo, de modo a desafiar o status quo e não aceitar fórmulas fáceis.
3. Observação
O inovador está sempre observando as coisas e tendo insights. Tem um perfil observador e detalhista, e tudo é alvo desse processo. Steve Jobs, fdesenvolveu o sistema operacional do Macintosh, após visitar e observar o centro de inovação da Xerox.
Albert Einstein dizia: “A Criatividade é a inteligência se divertindo.” Desejo que você coloque sua inteligência para se divertir hoje. Bom dia.
Mais informações e fontes no site abaixo:
https://rockcontent.com/br/blog/criatividade/#1
trilha sonora desenvolvida pela Anchor