. 👨🚒 O COMBATE DIÁRIO 👨🚒
🇧🇷
Eles trabalham comigo para o reino de Deus e têm sido um grande conforto para mim.
Colossenses 4:11 NVT
O apóstolo Paulo, no final da sua carta aos Colossenses, faz vários elogios para seus companheiros e colaboradores do seu ministério. Alguns deles, neste momento, estavam trabalhando lado a lado com Paulo em Roma, onde ele estava preso, como é o caso de Aristarco, Marcos e Jesus, chamado Justo, sobre os quais Paulo disse: Esses são os únicos irmãos judeus entre meus colaboradores. Eles trabalham comigo para o reino de Deus e têm sido um grande conforto para mim.
O ministério de Paulo sempre foi em equipe. Seu "staff" era composto de homens e mulheres que trabavam juntos com o mesmo propósito na obra de Deus. Paulo menciona a ajuda de alguns dos seus muitos colaboradores nesta carta.
De Tíquico ele diz: Irmão amado, fiel ministro e conservo no Senhor. Onésimo ele chama de o fiel e amado irmão. Aristarco, prisioneiro comigo. Aristarco era companheiro em muitas situações boas ou ruins. Sempre com Paulo nas viagens e até na prisão. Marcos, o cristão que deu a volta por cima. Foi restaurado, renovado e agora Paulo diz para a igreja recebê-lo bem, pois se tornou muito útil na obra de Deus, para ele e para todos. Marcos é o autor de um dos quatro evangelhos. Jesus, conhecido por Justo, serve a Deus no anonimato, um grande cooperador de Paulo. Paulo diz que ele tem sido o seu consolo na prisão. Epafras, o irmão e amigo que cooperava com Paulo tanto nos bons, como nos maus momentos. Esteve com Paulo na prisão. Epafras foi o fundador da igreja em Colossos. Paulo elogia Epafras pelo seu zelo pelas igrejas e pelo seu ministério de oração. Lucas, o médico amado, que cuidava da alma e do corpo de seus pacientes. Possivelmente, o único escritor da Bíblia não judeu. Lucas era um gentio que havia se convertido a Cristo. Lucas é o autor de um Evangelho e do livro de Atos dos Apóstolos. Ele permaneceu com Paulo até o fim. Demas, o único que não recebe nenhum elogio de Paulo nesta carta. Em outro momento foi dito que Demas havia abandonado a Paulo amando o presente século. Paulo elogia Ninfa, uma cristã que abriu não só o coração para Jesus, mas também sua casa para a igreja. Havia uma igreja que se reunia em sua casa. Para Arquipo, Paulo traz o encorajamento para cuidar bem do seu ministério na igreja de Colossos.
Se nós estivéssemos nesta lista de irmãos, companheiros e colaboradores de Paulo, o que ele escreveria sobre nós? Será que ele escreveria: "Esses são meus colaboradores. Eles trabalham comigo para o reino de Deus e têm sido um grande conforto para mim."?
Amados, Deus nos ajude a trabalharmos juntos na igreja, lado a lado como irmãos e colaboradores da obra de Deus, vinculados pela amizade e pelo amor cristão. Amém! JPC.