Como se formou o racismo estrutural no Brasil, qual o papel atual dos quilombos nesse cenário e como os brancos podem contribuir com a luta antirracista?
Esses foram alguns dos temas abordados por Selma Dealdina no episódio 9 do podcast Abrindo Caminhos. Quilombola, Selma é militante, assistente social, conselheira da Anistia Internacional e Secretária-executiva da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).
SOBRE MIM
Sou Riq Lima, CEO da Worldpackers, comunidade com mais de 2 milhões de pessoas pelo mundo. Antes disso, trabalhava em bancos de investimentos, pedi demissão e fui encontrar meu propósito viajando para mais de 60 países em 3 anos. Fui eleito pela Veja um dos 10 jovens mais inspiradores do Brasil e ganhei prêmios como empreendedor (startup de potencial Estadão, WYSE travel tech).
Palestrante no TEDX, já dei entrevistas ao Globo Repórter, Ana Maria Braga, SuperInteressante e diversas mídias dentro e fora do Brasil. Busco compartilhar as chaves que me ajudaram a alcançar mais liberdade e felicidade ao longo da minha vida e facilitar ferramentas de autoconhecimento para as pessoas.
Converse comigo no Instagram https://www.instagram.com/riqlima
Acompanhe o trabalho de Selma Dealdina:
Instagram: https://www.instagram.com/selmadealdina
Facebook: https://www.facebook.com/selma.dealdina
Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq): http://conaq.org.br
Organizações indicadas por Selma:
Coalizão Negra por Direitos: https://coalizaonegrapordireitos.org.br
Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib): http://apib.info
Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST): https://mst.org.br
Edição: https://www.fitafilmes.com
Apoio de conteúdo: https://janelasabertas.com