Listen

Description

Entrevista com a Chef Pâtissière Vivianne Wakuda, conhecida pela leveza de suas preparações e uma das principais representantes da confeitaria yogashi (estilo que combina a confeitaria ocidental com ingredientes japoneses como matchá, gergelim e shissô) no Brasil.

A Chef começou a se apaixonar pelos doces quando ainda estudava no Senac Campos de Jordão, uma das principais escolas de gastronomia do país. Foram as aulas de confeitaria francesa que despertaram o interesse da chef. "Gostei muito daquele estilo mais preciso", lembra.

Naquela época (Vivianne se formou em 2007), porém, ela ainda não pensava em se dedicar aos doces. Foi um estágio no Japão que mudou isso. Após se formar, conseguiu uma bolsa de estudos patrocinada pelo governo japonês e morou na cidade de Fukui, centro do Japão. Lá, ela trabalhou na confeitaria mais antiga da cidade, a Osomen-ya, funcionando há mais de 300 anos. A casa começou como uma loja de somen, macarrão branco e muito fino, consumido frio, e com o passar dos séculos se especializou em doces dos estilos yogashi e wagashi (doceria tradicional japonesa).

@viwakuda

Fique por dentro das novidades, siga nosso Instagram:

@paladar.distinto