EVANGELHOS SINÓTICOS
Evangelhos sinóticos ou sinópticos são os evangelhos de de Mateus, Marcos e Lucas por conterem uma grande quantidade de histórias em comum e na mesma sequência.
São evangelhos que possuem a mesma visão. Em outras palavras, o mesmo ponto de vista sobre a vida de Jesus.
Jesus não escreveu nenhum evangelho sobre a sua vida e nem sobre o seus ensinamentos. No entanto, os discípulos após a sua morte começaram a registrar o que tinham visto e ouvido.
Os três evangelhos sinóticos são: Mateus, Marcos e Lucas. Eles possuem a mesma estrutura em suas narrativas.
a) Introdução
b) O ministério de João Batista
c) Batismo e tentação de Jesus
d) Ministério de Jesus na Galileia
e) Viagem e ministério de Jesus em Samaria, Pereia e Judeia
f) Semana da paixão, morte e ressurreição de Cristo.
Eles fazem parte do Canon, em outras palavras, da lista oficial da Bíblia, por serem considerados inspirados pelo Espírito Santo.
A palavra sinótico que dizer sob a mesma visão. É uma palavra de origem grega, que significa aquele que permite ver, de uma só vez, um conjunto como um todo, a forma de uma sinopse ou o modo resumido de algo.
Na Bíblia, o termo é utilizado para se referir aos Evangelhos semelhantes de Mateus, Marcos e Lucas. Igualmente, apresentam a mesma visão sobre Jesus.
Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são semelhantes em seus relatos. Ou seja, as histórias se repetem porque estes três evangelhos se nutrem de uma mesma fonte. Apesar de parecidos eles tinham metas diferentes.
O Evangelho de Mateus foi escrito para convencer os Judeus de que Jesus era mesmo o Messias.
O Livro do Evangelho de Marcos foi escrito de conformidade com o objetivo para evangelizar principalmente os romanos.
O Evangelho de Lucas foi escrito para os gentios (não judeus), enfatizando a misericórdia de Deus através da salvação de Jesus Cristo.