O QUE SÃO OS EVANGELHOS? Eles podem ser interpretados como o Apóstolo Paulo escreveu e, sua carta de Romanos, no capítulo 1 e versículo 16, onde ele diz: “é o poder de DEUS para salvar”.
Os evangelhos são relatos da vida de Jesus, escritos pelos apóstolos. Na Bíblia eles estão localizados no Novo Testamento, ou seja A Nova Aliança e são os primeiros quatro livros e estes evangelhos relatam a vida e a história de Jesus.
Veja também: Como ficou divido o Novo Testamento?
São eles os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João
Além disso, consideramos os três primeiros evangelhos como sinóticos.
Veja também: O que são Evangelhos Sinóticos?
A palavra “evangelho” no grego é “evangelion ou évangile” e significa “boas novas”, “boas notícias” ou “boa mensagem” e também como “bom mensageiro – aquele que traz uma boa nova”.
Conforme antigamente, a palavra Evangelho era usada para dar a boa notícia de uma vitória em casos de guerra. Aos poucos essa palavra passou a ganhar novas dimensões, sendo usada para revelar uma boa notícia.
Certamente, a principal mensagem do Evangelho e o cumprimento da profecia sobre a vinda de um Messias, onde nos Evangelhos passa a ser a figura de Jesus. Onde a sua maior missão foi a de nos salvar.
Primordialmente, Jesus não tinha pecados e não cometeu pecados. Assim como, ele se manteve sem defeitos e sem transgredir a nenhuma das 613 leis da antiga aliança. Sendo assim, foi o Cordeiro perfeito entregue para a remissão dos nossos pecados.
Cristo veio para que nos arrependêssemos dos nossos pecados, eu sei que muitas pessoas quando veem a palavra “arrependimento” associa logo com “remorso”, mas, a palavra Arrependimento em Grego é “metanoia”, ou seja mudança de mente, mudança de direção, ou sejam, conversão de 180º .
Viver o Evangelho, a fim de que o Cristão genuíno entende que ele é um pecador e que Jesus veio para tirar os pecados do mundo. Da mesma forma, ter a consciência de que Cristo (O ungido) é santo e não possui nenhum pecado.
Além disso, é preciso anunciar o Evangelho a toda a criatura, contando sobre a vida de Jesus. Evangelizando para que a Salvação possa ser conhecida por todos, dando o direito e reserva da pessoa em querer crer o não em Cristo. Mas, tendo a consciência que é somente através dele que uma pessoa pode alcançar a salvação.
Não apenas Crer que o Evangelho é a palavra de DEUS, como também deixar esta palavra lhe transformar em nova criatura e entender que o poder de DEUS para a nossa salvação está no Crer na palavra. Pois, a Salvação já foi conquistada para cada um de nós.
De fato, a nossa vida passa por enormes transformações quando começamos a beber da fonte da água da vida que é Jesus. Pois, o evangelho liberta, justifica , regenera e reconcilia o homem com DEUS.
Ao propósito de que o Evangelho de Cristo transforma as pessoas e as edifica. Como resultado, ele não deixa dúvidas, porém gera frutos.