Listen

Description

TEMP003/EPIS0032 -A AJUDA AOS NECESSITADOS

Tenham o cuidado de não praticar suas “obras de justiça” diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. – Mateus 6:1

Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu garanto que eles já receberam sua plena recompensa. – Mateus 6:2

Mas, quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, – Mateus 6:3

de outra forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará. – Mateus 6:4

Curiosidades

Aqui neste capítulo, Jesus lida com a falsa piedade. Aqueles que sempre ficam preocupados em obter a aprovação de outras pessoas, neste caso, será a única recompensa que receberão. Pois, obras que agradam a Deus são feitas por gratidão pelas bênçãos já recebidas.

Jesus apresenta três exemplos de “atos de justiça”: esmola, oração e jejum. E ambas, sempre fazê-las em secreto.

É importante lembrar que dar esmolas é uma prática da justiça inerente à fé judaica naquele tempo de Jesus.

Jesus iniciou o seu sermão apresentando um novo estilo de vida. Fazer ações não pública e muito menos calculistas. A preocupação e atenção estava no pobre, para que se evita-se as manipulações por parte de terceiros, ou seja, para fins interesseiros.

Existiam duas práticas de dar esmola no tempo de Jesus, o judeu era obrigado a contribuir aos pobres semanalmente e de forma comunitária com uma quantia de dinheiro ou de mercadorias de sua produção e a segunda forma fazer publicamente e de forma espontânea, onde a quantia doada como esmola era anunciada publicamente à comunidade reunida, antes da sua entrega efetiva.

Neste caso, os doadores conseguiam prestígio social perante a comunidade.

É importante lembrar que o pensamento naquele tempo, a prática de dar esmolas aos pobres, os doadores se enchiam de benefícios: riquezas e bem-estar, atendimento nas orações, expia dos pecados, libertação do inferno e etc.

Portanto, as esmolas devem ser dadas para servir a Deus. Por isso, não deve ser dada como uma obrigação, mas sim de forma espontânea.

Na prática, Jesus nos ensina a não saímos por aí contando as nossas virtudes. E devemos dar esmolar no sentido onde que a pessoa que recebe melhore e não nós melhorarmos em relação a esta situação.