Listen

Description

Herodes, o grande

Herodes, o grande, o Rei cruel que mandou matar todas as crianças até dois anos, conforme, descrito em Mateus 2:16. Mas, a pergunta é, quem era Herodes afinal?

Marcado por uma história de crueldade, ambição e sangue. Seu pai Antípatre e a sua mãe uma mulher áreabe, nascido na Iduméia. Essa região havia sido ocupada pelo edomitas e depois foi conquistada pela dinastia dos hasmoneus dos judeus.

Seu pai se tornou influente na Judeia quando Roma passou a controlar toda aquela região. Ele foi nomeado por Júlio César como procurador. Quando Herodes tinha cerca de 26 anos, foi indicado como um tipo de magistrado da Galileia.

Em pouco tempo Herodes ganhou notoriedade ao combater bandidos naquela região. Depois do assassinato de Júlio César, ele contou com o Apolo de Antônio. Também nessa época hasmoneu Antígono foi colocado no trono da Judéia pelos partas.

Esse foi um período difícil para Herodes. Ele não contava com a aprovação dos judeus, principalmente porque Antígono era uma legitimo representante da linhagem hasmoneana. Essa linhagem já governava aquela região desde a Revolta dos Macabeus.

Herodes precisou fugir. Depois ele partiu para Roma em busca de apoio. Foi só então que o senado romano o designou como rei dos judeus. Isso aconteceu especialmente devido a influência de Antônio e Otávio.