Naqueles dias, surgiu João Batista, pregando no deserto da Judeia. - Mateus 3:1
Ele dizia: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo". - Mateus 3:2
Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaias:
"Voz do que clama no deserto: Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele". - Mateus 3:3
As roupas de João eram feitas de pelos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre. - Mateus 3:4
A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região ao redor do Jordão. - Mateus 3:5
Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. - Mateus 3:6
Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: "Raça de víboras! Quem deu a vocês a ideia de fugir da ira que se aproxima? - Mateus 3:7
Deem fruto que mostre o arrependimento! - Mateus 3:8
Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: Abraão é nosso pai. Pois digo que desta pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão. - Mateus 3:9
O machado já esta posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo. - Mateus 3:10
"Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. - Mateus 3:11
Ele trás a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga". - Mateus 3:12
A primeira coisa que podemos falar sobre João Batista. É separá-lo do João Evangelista. Pois, é comum ao Cristão ter essa dúvida.
João Batista - Era o profeta que preparou o caminho para o ministério de Jesus. Foi o último a anunciar a vinda do Messias. João foi chamado de "arauto do Messias".
João Evangelista - Foi o discípulo de Jesus, e escritor dos livros do Canon oficial da Bíblia: Evangelho de João, as cartas de João (1,2 e 3) e o apocalipse.
Entendendo esta separação, podemos conhecer um pouco mais sobre João Batista. Ele era filho de um casal idoso de família sacerdotal. Os seus pais eram Zacarias e Isabel. Aqui, DEUS realiza mais um milagre, pois a Bíblia relata que Isabel era estéril.
Isabel, sua mãe, era da mesma família de Maria, a mão de Jesus. Segundo os historiadores há uma grande possibilidade de eram primas. Isso significa que João Batista e Jesus eram primos.
João Batista começou a ser grandemente reconhecido como o pregador do arrependimento.
Arauto quer dizer um Emissário de um príncipe, um encarregado de levar e fazer ouvir as ordens dele. É um oficial das monarquias medievais encarregado de proclamações solenes, do anúncio de guerra ou paz e de informar os principais sucessos nas batalhas.
No caso de João Batista, ele era o mensageiro da vinda do Messias, do ungido, trazendo a declaração de salvação por meio dele.
A palavra "arrependimento" é de origem grega (metanoia) e significa conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos, caráter, trabalho, geralmente conotando uma evolução.
Os Fariseus dedicavam sua maior atenção às questões relativas à observância das leis de pureza ritual e os Saduceus eram pessoas da alta sociedade, membros de famílias sacerdotais, culto, ricos e aristocratas. Faziam uma interpretação muito sóbria da Torah.