Os essênios eram uma comunidade religiosa judaica que existia no tempo de Jesus. Eles tinham sua próprias interpretação das Escrituras Sagradas e queriam manter a pureza do judaísmo.
Acredita-se que quando uma pessoa se tornava essênio, ela passava a viver em colônias separadas, buscando maior isolamento. Há relatos, que esta colônias ficavam em regiões desertas, no lado ocidental do Mar Morto.
Os essênios se abdicavam de tudo o que possuíam. Eles estudavam e interpretavam com rigidez a Torah e adotavam estilos de vida simples, tanto no vestuário quanto na alimentação.
As leis dos essênios eram muito rígidas e valorizavam a comunidade, a partilham a pureza e a dedicação a Deus.
Os essênios nos últimos tempos ficaram famosos pela descoberta dos rolos do Mar Morto em 1947. Pois, os historiadores acreditam que estes manuscritos foram guardados por eles.
Outra curiosidade que o estilo de vida e hábitos alimentares do último profeta antes de Cristo, João Batista, eram muito parecidos com os do essênios, principalmente por estar no deserto. Mas, não há narrativas bíblicas associando João Batista aos essênios.