Quando Jesus ouviu que João tinha sido preso, voltou para a Galileia. - Mateus 4:12
Saindo de Nazaré, foi viver em Cafarnaum, que ficava junto ao mar, na região de Zebulom e Naftali, - Mateus 4:13
para cumprir o que fora dito pelo profeta Isaias: - Mateus 4:14
"Terra de Zebulom e terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios; - Mateus 4:15
O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz" - Mateus 4:16
Daí em diante Jesus começou a pregar: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo". - Mateus 4:17
O primeiro versículo inicia-se com a prisão de João Batista. Para entender sobre essa prisão, teremos que entender rapidamente os descendentes de Herodes, o Grande.
Herodes Filipe I: Era filho de Herodes com Marianne. Ele casou-se com Herodias. Com Herodias ele foi pai de Salomé.
Herodes Antipas: Era o filho mais novo de Herodes. Ele casou-se com Herodias, esposa de Herodes Filipe I. Foi ele que aprisionou e executou João Batista.
A personagem vilã é a Herodias que era casada com Herodes Filipe I. Após, uma visita de seu irmão Herodes Antipas. Herodias se apaixonou loucamente por Antipas e ele por ela, onde ele largaram as suas vidas e foram viver juntos.
João Batista, ao saber disso, não ficou quieto e denunciou o pecado de Herodes Antipas e Herodias, afumando que a união do casal era ilícita.
Herodias era uma mulher perversa e maquiavélica. Ela se esforçou para que João Batista fosse calado. Primeiro ela influenciou na prisão contra João.
Cafarnaum nos tempos bíblicos era um centro de cobrança de impostos. A cidade para Jesus era estratégica, pois ela permitia acesso fácil à maioria das aldeias. A logística podia ser feita por terra e mar.
Carfanaum era o cumprimento das Escrituras, conforme encontramos no livro de Isaias, em seus capítulo 9, nos versículos 1 e 2.
O Nascimento do Príncipe da Paz
Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galileia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão. - Isaias 9:1
O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte (ou terra das trevas) raiou uma luz. - Isaias 9:2
Zebulom e Naftali foram dois filhos de Jacó, e seus descendentes se tornaram duas tribos que acabaram se estabelecendo ao norte de Israel.
Essas tribos renunciaram à fé em Deus e se voltaram para as coisas do mundo. Mediante a estas informações os profetas disseram que era uma região dominada pelas trevas espirituais e habitada por pagãos misturados com descendentes das tribos de Israel.
Nestes lugares a necessidade era tão grande, onde as pessoas eram consideradas rudes, atrasadas e se, refinamento. Portanto, Jesus foi viver com elas.
A palavra gentios que dizer que a pessoas não é Israelita. O termo é mais normalmente usado para se referir a não Judeus.
A palavra deriva do termo latino gens que significa clã ou grupo de famílias.
Os gentios eram todos os povos que não eram judeus. Os judeus não deviam se casar com um gentio. Por que eles não adoravam a Deus e nem obedeciam à Lei de Moisés.