Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores. - Mateus 4:18
E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". - Mateus 4:19
No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram. - Mateus 4:20
Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam num barco com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou, - Mateus 2:21
e eles, deixando imediatamente seu pai e o barco, o seguiram. - Mateus 4:22
Jesus chama os primeiros discípulos. Eles largam tudo imediatamente para segui-lo.
Simão, chamado Pedro -> Foi pescador e possui uma história marcante com Jesus. Ele foi o discípulo mais próximo. Ele também é um dos apóstolos mais influentes do Cristianismo. Escreveu duas cartas, que estão na Bíblia (1 e 2 Pedro). Pedro era o discípulo mais íntimo de Jesus e presenciou eventos especiais Junto com Tiago e João, Pedro viu a transfiguração de Jesus e a ressurreição da filha de Jairo.
André, irmão de Simão -> Foi pescador, discípulo e apóstolo.
Tiago, filho de Zebedeu -> Foi pescador, discípulo e apóstolo. Era um dos três discípulos mais próximos de Jesus. É importante mencionar que existiam dois discípulos chamados de Tiago. Onde foram chamados na Bíblia de Tiago, filho de Zebedeu e Tiago, filho de Alfeu. Tiago sempre aparece na companhia de João e de Pedro , formando o grupo de discípulos mais próximos de Jesus.
João, irmão de Tiago -> Foi pescador, discípulo e apóstolo. Era um dos três discípulos mais próximos de Jesus. Escreveu os livros da Bíblia: Evangelho de João, Três cartas (1,2 e 3 Joao) e o livro de Apocalipse. João foi chamado pelos historiadores de "João Evangelista" para diferenciá-lo de "João Batista" mencionado no batismo de Jesus.
Veja também: O batismo de Jesus
Estes foram os primeiros discípulos a serem chamados para caminhar com Jesus.