Listen

Description

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou a recondução do procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, a um novo mandato, cita o G1 (https://glo.bo/3zk2cYo). Cabe agora ao Senado sabatinar o nomeado e rejeitar ou aprovar a indicação. No cargo desde 2019, Aras se disse honrado. Ao propor a recondução, o presidente ignorou de novo a lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) com sugestões ao cargo, lembrou O Globo (https://glo.bo/3roGMGG).

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou ontem por 90 dias o inquérito que apura se Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal, revela o Metrópoles (https://bit.ly/3hSCmVc). As diligências começaram após Sérgio Moro, ex-ministro da Justiça, declarar que o presidente exonerou do cargo o então diretor-geral da corporação no Rio de Janeiro, Maurício Valeixo, para blindar as investigações de aliados. O Supremo avalia se Bolsonaro vai depor presencialmente ou por escrito.

Ainda na terça-feira (20), Alexandre de Moraes atendeu um pedido da Polícia Federal e mandou as investigações da operação Akuanduba à Justiça do Pará, informou a Veja (https://bit.ly/3kDZM2t). A ação apura sobre uma rede de exportação de madeira ilegal e tem entre os alvos o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Ao deixar a pasta, Salles perdeu o foro privilegiado, pois só podia ser investigado em inquérito em tramitação no STF.