Listen

Description

O Brasil superou a marca de 450 mil mortos pela covid-19 em 15 meses de pandemia. Foram 841 óbitos em 24 horas e a média móvel diária da última semana ficou em 1.881 vidas perdidas, com tendência de estabilidade, destaca o G1 (https://glo.bo/2SpUgo0). Os dados são do consórcio de veículos de imprensa e o levantamento também indica que país chegou a 20% da população vacinada com ao menos uma dose de imunizante. O número equivale a mais de 42 milhões de pessoas, mostra o UOL (https://bit.ly/3ugdPfJ).

E por falar em pandemia, o ex-ministro da Saúde e general Eduardo Pazuello é alvo de um procedimento disciplinar no Exército por ter participado de ato político sem autorização do comando da Força, mostra a CNN (https://bit.ly/3vi3tgM). Pazuello esteve ao lado do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), no domingo, em evento convocado pelo chefe do Executivo, no Rio de Janeiro. Em meio a milhares de pessoas aglomeradas, os dois não usavam máscaras. O Exército e o Ministério da Defesa se manifestariam sobre a postura do general Pazuello, mas foram proibidos por Bolsonaro, conta o Estadão (https://bit.ly/2SkhkVk).

O jornal (https://bit.ly/3vlG2mN) também destacou ter ganhado força na cúpula da CPI da Pandemia a reconvocação de Pazuello, depois do episódio no Rio. O Relator da Comissão, o senador Renan Calheiros (MDB), taxou o caso de uma “procissão (…) em louvor ao vírus”. Já o presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD), afirmou que mudara sua postura e que depoentes que mentirem durante as oitavas poderão ser presos, para não haver desmoralização da CPI.

Hoje, os parlamentares vão ouvir o depoimento da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como “capitã cloroquina”. Ela é pontada como idealizadora do aplicativo TrateCov, que prescrevia medicamentos sem eficácia para pacientes com covid-19, relembra o Correio Braziliense (https://bit.ly/3wx9oyI).