Listen

Description

O Produto Interno Bruto brasileiro fechou o terceiro trimestre do ano batendo um recorde histórico ao atingir 7,7% de alta em relação aos três meses anteriores. Apesar disso, o resultado foi inferior aos 8,4% projetados pelo governo. No acumulado de janeiro a setembro, o PIB registra queda 5%. Entre os motores da recuperação estão a indústria e o comércio. Na outra ponta, o setor de serviços continua enfrentando dificuldades.

Outro recorde, esse negativo: em setembro o país atingiu a marca de 14,6% de desempregados em setembro. Por outro lado, as vagas formais de emprego vem crescendo por quatro meses seguidos até outubro.

Nesta edição, o Panorama Analisa convidou três especialistas para debater a situação econômica do Brasil na pandemia e possíveis saídas para a crise. Carlos Alberto Ramos, Professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília, doutor e pós doutor em economia pela Universidade Paris 13. Pedro Rossi, Professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica, autor do livro Economia Pós-Pandemia e Paulo Kliass, doutor em economia pela Université de Paris 10 (Nanterre/França) e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Este conteúdo tem 49:56 minutos