Após defender, em conversa com o presidente Jair Bolsonaro, que a CPI da Covid inclua governadores e prefeitos, o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) admite que ampliar os trabalhos da comissão pode beneficiar o Palácio do Planalto. Ao Estadão (https://cutt.ly/7vwjunq), o parlamentar afirmou que o ideal seria abrir duas CPIs diferentes, uma com foco na atuação do governo federal na pandemia e outra nos Estados e municípios. Em conversa telefônica com Bolsonaro no fim de semana, contudo, Kajuru disse ao presidente que trabalharia para ampliar o escopo das investigações para incluir as autoridades locais.
O portal R7 (https://cutt.ly/9vwjO10) publicou que, em um novo trecho da conversa com o senador Kajuru, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo parlamentar, Bolsonaro chamou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), de "bosta" e levantou a possibilidade de "sair na porrada" com ele. Randolfe é autor do requerimento de criação da CPI da Covid. Ao falar com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, o presidente pediu que o senador divulgasse o restante da conversa que tiveram no sábado à noite. Kajuru então disse que não o fez para preservar o presidente.
A Executiva Nacional do Cidadania decidiu nesta segunda- feira (12) que vai convidar formalmente o senador Jorge Kajuru (GO) a se retirar do partido, de acordo com o portal Poder360 (https://cutt.ly/qvwj0Vk). Em nota, o partido critica a conversa dele com o presidente Bolsonaro.