Listen

Description

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, desembarcou em Israel com o intuito de expressar a solidariedade e apoio norte-americanos ao país. Sua chegada ocorre em sequência à do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que partiu na mesma data com destino à Jordânia.

Depois da chegada, Austin se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o ministro da Defesa, Yoav Gallant. Além disso, ele supervisionará a entrega de parte da ajuda enviada pelos EUA a Israel.

“Fornecemos apoio maciço”, afirmou um funcionário de alto escalão da Defesa.

Já foi disponibilizada a Israel munição adicional, além de navios de guerra do grupo USS Gerald R. Ford Carrier Striker. O apoio inclui porta-aviões, um cruzador de mísseis guiados e destróieres de mísseis guiados. Dessa forma, os Estados Unidos continuam demonstrando seu compromisso com Israel, fornecendo apoio logístico e militar para ajudar na segurança e na autodefesa

As Forças Armadas de Israel emitiram um comunicado para que todos os palestinos que vivem no norte da Faixa de Gaza deixem suas casas nas próximas 24 horas. O pedido é visto como uma possível invasão da região — o país convocou 360 mil reservistas e já foram descolados para perto da fronteira tropas e tanques israelenses.

-

MJSP faz balanço de uso de câmeras corporais no Brasil

Mais de 30 mil câmeras corporais estão em uso por policiais e guardas municipais de todo o país, segundo levantamento feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os equipamentos são usados em fardas dos agentes das forças de segurança para gravar ações e proteger tanto os cidadãos quanto os próprios policiais.

O levantamento é parte de um diagnóstico feito pelo MJSP, em parceria com universidades, para traçar um quadro sobre o cenário atual do uso das câmeras (também conhecidas pelo nome em inglês, bodycams) no país. De acordo com o ministério, até agosto, 26 unidades da federação já estavam usando o equipamento ou se preparando para começar sua utilização.

Apenas Mato Grosso ainda não planeja adquirir os equipamentos. Prefeituras, como a de Curitiba, já estão usando as câmeras em suas guardas municipais. A capital paranaense tem cerca de 500 equipamentos em uso. O ministério deve divulgar, em novembro, uma diretriz nacional para o uso dessas câmeras. O documento deve trazer informações sobre processos como tempo de gravação, rotinas, quem pode acessar as imagens e como essas gravações podem ser guardadas e compartilhadas.

-

Amazonas em situação crítica de focos de incêndios

Os incêndios no estado do Amazonas somaram 1.664 focos de fogo ativos até essa quinta-feira (12) identificados por satélite, informou nesta sexta-feira (13) o Ministério de Meio Ambiente (MMA). Para ajudar a controlar a situação, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai mandar reforço de 149 brigadistas para o Amazonas. Com isso, 289 brigadistas do Ibama devem atuar contra os focos de fogo.

Na avaliação da pasta, o desmatamento acumulado no estado, a influência do fenômeno El Niño e as mudanças climáticas agravaram a seca no Amazonas neste ano. Os municípios amazonenses em situação mais crítica são os de Autazes, com 141 focos de fogo, seguido por Careiro com 110.

Os focos de calor cresceram 147% no mês de outubro no estado do Amazonas se comparado com o mesmo mês de 2022. Outubro reverteu a tendência observada até setembro de redução dos incêndios no Amazonas. Se considerado o acumulado de janeiro à 12 de outubro, houve redução de 11,3% nos focos de calor.

O fogo tem tornado o ar da região metropolitana de Manaus (AM) extremamente poluído. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a qualidade do ar, no máximo, não ultrapasse 20 microgramas por metro cúbico (µg/m³) e hoje estamos com Manaus com 225 µg/m³, então a situação é bem grave”, afirmou o presidente do Ibama, Ricardo Coutinho. A Fiocruz recomenda que a população use máscara em Manaus.