O governo brasileiro condenou o bombardeio dos Estados Unidos contra instalações nucleares no Irã e os ataques militares de Israel. Segundo nota do Itamaraty, as ações violam a soberania iraniana e o direito internacional.
No texto, o Brasil expressou grave preocupação com a escalada militar no Oriente Médio; e afirmou que qualquer ataque armado a instalações nucleares desrespeita a Carta das Nações Unidas e normas da Agência Internacional de Energia Atômica.
O Itamaraty destacou que esse tipo de ação é uma grave ameaça à vida e à saúde de populações, pelo risco de contaminação radioativa e de desastres ambientais.
O Brasil repudiou ainda ataques contra áreas densamente povoadas, que têm provocado crescente número de vítimas e danos a infraestrutura civis.
A nota do governo brasileiro ressaltou ainda a necessidade de uma solução diplomática. A escalada do conflito pode causar danos irreversíveis para paz na região e no mundo e para o regime de não proliferação e desarmamento nuclear.
O Brasil ainda reiterou a posição histórica em favor do uso exclusivo da energia nuclear para fins pacíficos.
Preços do petróleo disparam
Os preços do petróleo dispararam neste domingo (22) para o nível mais alto em cinco meses após os Estados Unidos bombardearem instalações nucleares do Irã.
O Brent, referência internacional do petróleo, disparou 5,7% para US$ 81,40 por barril, maior valor em cinco meses.
Segundo analistas internacionais, O quanto o petróleo subirá nesta semana dependerá de como o país ou grupos ligados a ele escolherão retaliar os ataques.
Os preços do petróleo já subiram cerca de 14% desde que Israel lançou seu primeiro ataque surpresa ao Irã há 10 dias. A alta nos preços do petróleo provavelmente se estenderá para outros mercados de energia, como a gasolina, o que poderia provocar uma nova onda de inflação em todo o mundo.
Consulta ao 2º lote de restituição do IR abre nesta segunda-feira
A Receita Federal vai abrir, hoje, segunda-feira, a partir das 10h, consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025. É o maior da história em número de contribuintes e em valor. Mais de 6 milhões 545 mil pessoas vão receber R$ 11 bilhões.
Importante ressaltar que todo esse valor vai para contribuintes com prioridade no reembolso. É caso dos contribuintes que usaram dois procedimentos em conjunto, a declaração pré-preenchida e o recebimento por Pix; idosos; aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério; e contribuintes com deficiência física ou mental, ou doença grave.
A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. O pagamento será liberado no dia 30 de junho.