Listen

Description

Termina amanhã, o prazo para quem pretende pedir isenção da taxa de inscrição para a segunda edição do Concurso Público Unificado. A taxa única é de R$ 70 para os cargos de nível médio e superior e deve ser paga até o dia 21 de julho.

O pedido de gratuidade deve ser feito online, no momento da inscrição, exclusivamente no sistema da Fundação Getúlio Vargas, banca examinadora do certame, com login único da conta no portal do governo federal, o Gov.br.

O endereço eletrônico é o mesmo para anexar a documentação que comprove as situações que dão direito à gratuidade da taxa de inscrição.

De acordo com as condições previstas no edital do CNU 2025, têm direito à isenção da taxa as pessoas que: têm inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);

comprovem ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde; são bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação; têm o curso superior financiado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O candidato que prestar declarações falsas será excluído do concurso, em qualquer fase, e responderá legalmente pelo ato.

Prouni será divulgado hoje

O ministério da educação divulga hoje Os resultados do Programa Universidade Para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2025. Nesta edição, estão serão oferecidas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais (sem custo) e mais de 93 mil parciais (metade da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

O candidato pré-selecionado ainda não é "dono" da vaga. Ele precisa comprovar suas informações pessoais (como a renda familiar per capita e o certificado de conclusão de curso em escola pública, por exemplo). Esse processo é feito pelas instituições de ensino.

Se não houver formação de turma, o aluno perderá a vaga. Nesse caso, poderá tentar participar da segunda chamada e da lista de espera (caso manifeste interesse).

A consulta pode ser feita no site acessounico.mec.gov.br/prouni, segundo o cronograma da iniciativa.

Brasil sedia até hoje o Brics

Começou neste domingo e segue até hoje a reunião da cúpula do Brics - grupo de países emergentes formado por Rússia, Índia, China e Brasil, e ampliado com a entrada da África do Sul em 2010 — Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia e Irã. Nesse domingo, foi divulgado um texto específico sobre inteligência artificial (IA).

No documento, os líderes preveem a proteção da propriedade intelectual e do interesse público. Para isso, defendem a proteção adequada dos direitos autorais contra a utilização da IA não autorizada. Evitando assim, "a extração abusiva de dados e a violação da privacidade, permitindo mecanismos de remuneração justa".

A declaração define ainda como importante que a IA deve seguir para operacionalizar o diálogo de governança previsto pela ONU com um sistema de inclusão e representatividade. A ideia defendida é que haja participação efetiva dos mercados emergentes, além de países em desenvolvimento e do Sul Global nos processos de decisão no âmbito das inIciativas da ONU.