Listen

Description

Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda), 62 anos, tomou posse para o seu 3º mandato nesta 6ª feira (10.jan.2025). O líder chavista assume sem o reconhecimento de diversos países e organizações internacionais por causa de alegações de fraude na eleição de julho de 2024. A cerimônia foi realizada na Assembleia Nacional da Venezuela, em Caracas. Durante seu juramento, prometeu que o “novo período presidencial será de paz, prosperidade, igualdade e nova democracia”.

Em seu discurso, afirmou que o país é democrático e constitucional. “Sempre cumprimos a Constituição porque a escrevemos com o povo. Esses 6 anos representam uma síntese da resistência de 500 anos contra todos os imperialismos. Se algo caracteriza a Venezuela é a história de resistência heroica”, afirmou. O chavista propôs ainda uma reforma na Constituição do país, que foi adotada em 1999 durante o governo de Hugo Chávez.

Meta tem 72 horas para esclarecer dúvidas do governo brasileiro

A empresa Meta, responsável por redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp, terá prazo de 72 horas para esclarecer dúvidas do governo brasileiro sobre a mudança nas políticas de moderação de conteúdos anunciada pelo CEO Mark Zuckerberg. A notificação estabelecendo o prazo será apresentada ainda nesta sexta-feira (10) pela Advocacia-Geral da União (AGU), informou o Palácio do Planalto.

O ministro mencionou ainda o caso do uso da inteligência artificial para produzir um vídeo com informações falsas atribuídas ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. De acordo com Costa, vídeos como esse impactam inclusive a economia do país.