Listen

Description

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, revela que menos brasileiros estão lendo livros atualmente do que há cinco anos. Segundo dados do levantamento ‘Retratos da Leitura no Brasil', o mais amplo mapeamento sobre essa atividade no país, pela primeira vez na série histórica, a taxa de não leitores superou a de leitores - 53% para 47%. Entre as atividades com que os entrevistados declararam ocupar seu tempo livre, o uso da internet saltou de 47% para 78% entre 2015 e 2024. No mesmo período, o uso de WhatsApp ou Telegram subiu de 43% para 71%, e o de redes sociais de 35% para 49%.

Um ano após o previsto, Senado pode votar nesta semana o projeto que regulamenta o uso da inteligência artificial

Um ano depois do previsto, o Senado pode votar nesta semana o projeto de lei que cria o marco regulatório da inteligência artificial no Brasil. Nesta terça (3), a comissão temporária que analisa o projeto se reúne às 11h para analisar o relatório do senador Eduardo Gomes (PL-TO). Se o texto for aprovado na comissão, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende votar em plenário na quinta-feira.

O Brasil pode receber nos próximos anos mais de R$ 400 bilhões em investimentos na instalação de centros de processamentos de dados, os chamados datacenters.

A avaliação é de que a regulamentação da inteligência artificial criaria maior segurança jurídica para que investidores estrangeiros escolham o Brasil como destino estratégico, em função do potencial de energia limpa e renovável.

O texto prevê ainda a regulamentação da remuneração dos direitos autorais, uma forma de defender os produtores de conteúdo.

O projeto é considerado um dos prioritários pelo governo e pelo Senado para encerrar este 2024. A ideia era aprovar a tempo das eleições municipais, o que não foi possível. Se aprovado no Senado, o texto ainda precisa passar pela Câmara.

Itamaraty nega deportação de 600 brasileiros do Reino Unido:

O governo brasileiro negou que mais de 600 brasileiros tenham sido deportados do Reino Unido nos últimos meses. Neste domingo (1º), o jornal The Observer publicou uma reportagem informando que 629 brasileiros – incluindo 109 crianças – foram deportados em três voos entre agosto e setembro em uma operação de porte sem precedentes. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse que a ação foi realizada através de um programa de retorno voluntário mantido pelo Departamento do Interior britânico, e aconteceu em voos de companhias aéreas comerciais.

O “Programa de Retorno Voluntário” oferece passagens aéreas para os migrantes que desejam retornar a seus países de origem, além de auxílio financeiro para se restabelecer em suas cidades natais”, declarou o Itamaraty em nota. O Ministério destacou que “não se trata de deportação, e sim de decisão voluntária dos participantes de aderir à iniciativa britânica”.

A reportagem do The Observer, publicação dominical ligada ao tradicional The Guardian, afirma que o Departamento do Interior britânico nunca deportou tantos imigrantes de uma mesma nacionalidade em uma operação deste porte. A inclusão de crianças também foi destacada como inédita.