Listen

Description

O Ministério da Educação adiou para hoje a divulgação do SISU, o Sistema de Seleção Unificada. Alunos enfrentaram dificuldades para acessar a plataforma do MEC ao longo de todo domingo por conta de instabilidades.

Ao tentar encontrar a lista de classificados, os candidatos recebiam aviso do que o acesso Ao tentar encontrar a lista de classificados, os candidatos recebiam aviso do que o acesso seria possível em breve. A demora na divulgação dos resultados repercutiu amplamente nas redes sociais, que não pouparam críticas ao sistema do MEC. Assim como em 2024, o SISU terá apenas uma edição no ano.

Com isso, a seleção de candidatos para o segundo semestre eleitivo acontece nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre. Neste ano, o Sisu contará com 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país. Para consultar a lista de aprovado, o candidato precisa acessar o site acessounico.mec.gov.br barra Sisu.

Convocada reunião da CELAC sobre deportações

A presidente de Honduras, Xiomara Castro, atual presidente da Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Carimbenhos, a CELAC, informou neste domingo em uma rede social que convocou para o próximo dia 30 de janeiro, com urgência, uma reunião do organismo multilateral para discutir temas como migração. O Brasil faz parte da CELAC e já foi informado da convocação, que acontece em meio a polêmicas envolvendo a deportação de imigrantes ilegais pelos Estados Unidos. No caso do Brasil, por exemplo, o Ministério das Relações Exteriores já informou que vai cobrar explicações do governo Donald Trump sobre o fato de 88 brasileiros terem sido deportados algemados.

Na Colômbia, o país se recusou a receber voos fretados pelo governo americano com cidadãos deportados. Em resposta, o presidente dos Estados Unidos anunciou que vai impor tarifas de 25% a todos os produtos do país que chegam aos Estados Unidos. O presidente colombiano, Gustavo Petro, disse que também vai taxar em 25% os produtos importados dos norte-americanos.

Famílias palestinas começam a retornar

Famílias palestinas deslocadas pelo conflito entre Israel e Hamas começam a retornar para o norte da faixa de Gaza após os acessos serem liberados por Israel na manhã desta segunda-feira. O desbloqueio das vias para o norte de Gaza foi anunciado pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em uma postagem no Ex, neste domingo, e acontece após o Hamas concordar em liberar a refém israelense Arbel Yehud, além de outras duas cativas, antes de sexta-feira. Dezenas de milhares de palestinos aguardaram por dois dias em bloqueios de estrada para retornar às suas casas no norte da faixa de Gaza, expressando frustração após Israel acusar o Hamas de violar um acordo de cessar fogo e se recusar a abrir os pontos de travessia.

No sábado passado, Israel libertou 200 prisioneiros palestinos como parte do acordo de cessar fogo com o grupo terrorista Hamas, segundo informações confirmadas pelo Serviço Prisional Israelense. O Giro de Notícias tem produção, apresentação e edição de Luciano Augusto. No áudio, Francisco Emos.

Outras informações, acesse agora o portal gcmais.com.br.