Listen

Description

STF retoma julgamento sobre descriminação do porte de maconha

O Supremo Tribunal Federal retoma nesta semana o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal falta apenas um voto para plenário do STF formar maioria para liberação. No placar de 5 a 1, o ministro Cristiano Zanin foi o voto divergente.

Há divergências sobre o limite (a quantidade de gramas) do que é considerado porte de maconha para consumo próprio. Ainda faltam os votos de André Mendonça, Nunes Marques, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.

SpaceX e Nasa lançam foguete com quatro tripulantes para missão espacial de longa duração

Um foguete da SpaceX com três astronautas norte-americanos e um cosmonauta russo decolou da Flórida, nos Estados Unidos, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta segunda-feira (4).

Essa é a oitava missão espacial promovida pela empresa de tecnologia, fundada por Elon Musk, em parceria com a Nasa. A viagem científica terá duração de seis meses.

Mutirão do desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira. A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Nas próximas semanas, os interessados em renegociar suas dívidas terão acesso a mais de 550 milhões de ofertas no Mega Feirão Serasa, além dos descontos de até 96% do Desenrola Brasil. É possível fazer isso por meio do site do programa ou da Serasa Limpa Nome.

O mutirão de renegociação do Desenrola Brasil vai até o dia 28 de março. Desde o início do programa, cerca de 12 milhões de pessoas já foram beneficiadas com o reacerto de R$36,5 bilhões em dívidas.

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesse final de semana a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A divulgação estava prevista para a última terça-feira (27). Por causa do atraso, houve também mudança no prazo para entregar a documentação do candidato pré-selecionado, que agora vai até o dia 12 de março. A apresentação pode ser feita presencialmente na instituição de ensino ou por meio eletrônico.

Quem não foi selecionado nas duas chamadas ainda poderá se inscrever em uma lista de espera nos dias 18 e 19 de março. A divulgação dessa lista está prevista para o dia 22 de março.

Mais de 700 mil pessoas se inscreveram na primeira edição de 2024 do Prouni, para mais de 400 mil bolsas no ensino superior privado.