A taxa de desocupação (desemprego) ficou em 7,8% no trimestre encerrado em agosto deste ano. Esse é o menor patamar do índice desde fevereiro de 2015 (7,5%). A taxa mostra a proporção de pessoas que buscaram emprego e não conseguiram no período em relação à força de trabalho, que é a soma de empregados e desempregados. O índice recuou em relação tanto ao trimestre anterior - encerrado em maio deste ano (8,3%) - quanto ao trimestre finalizado em agosto de 2022. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) foram divulgados pelo IBGE.
A população desocupada chegou a 8,4 milhões, apresentando recuos de 5,9% em relação ao trimestre anterior e de 13,2% em relação ao ano anterior. Para o IBGE, esse é o menor contingente desde junho de 2015. Já a população ocupada cresceu 1,3% no trimestre (mais 1,3 milhão de pessoas) e 0,6% no ano. O nível da ocupação, isto é, o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, ficou em 57%, acima do trimestre anterior (56,4%) e estável em relação ao ano passado.
-
Índice de suicídio entre adolescentes preocupa
Cerca de mil crianças e adolescentes, na faixa etária entre 10 e 19 anos de idade, cometem suicídio no Brasil a cada ano, de acordo com a série histórica levantada pela Sociedade Brasileira de Pediatria entre 2012 e 2021. O dado se baseia em registros do Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde. Ao todo, no período pesquisado, o Brasil registrou 9.954 casos de suicídio ou morte por lesões autoprovocadas intencionalmente.
A maioria dos casos está consolidada entre os adolescentes. Foram 8.391 óbitos na faixa etária de 15 a 19 anos; e 1.563 mortes na faixa de 10 a 14 anos de idade. De acordo com os números apurados pela SBP, a maior prevalência de suicídio ocorre entre os jovens do sexo masculino. Ao longo da série histórica, de 2012 a 2021, os rapazes representam mais que o dobro de casos sendo homens 6.801 episódios e mulheres 3.153. Já pela distribuição geográfica, os estados que apresentam as maiores taxas, englobando meninos e meninas, são São Paulo, seguido de Minas Gerais; Rio Grande do Sul; Paraná e Amazonas.
-
Bolsonaro e Michelle em Fortaleza
O ex-presidente Jair Bolsonaro acompanha a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, durante agenda do PL Mulher neste sábado, em Fortaleza. O evento em Fortaleza é o oitavo encontro que o PL organiza com as mulheres nos estados brasileiros. Também estará presente a presidente estadual do PL Mulher, deputada estadual Doutora Silvana Oliveira.
De lá, Bolsonaro e Michelle devem sair direto para o Aeroporto Internacional de Fortaleza, com previsão de deixar a capital cearense às 16h20.
Esta é a primeira visita de Bolsonaro no Ceará após deixar a Presidência da República. A última vez que esteve no Estado foi em outubro de 2022, para cumprir agenda de campanha durante o segundo turno eleitoral.