Quem acompanha o Sala de Projeção desde os primeiros episódios deve pensar “esse pessoal adora os filmes produzidos pela A24 films, especialmente se for preto e branco”. Apesar de ser coincidência, é verdade, analisamos vários filmes da A24 (O Farol, O Homem Duplicado, Sob a Pele, A Lenda do Cavaleiro Verde), simplesmente porque costumam ser de alta qualidade. Nada mais lógico, portanto, do que incluirmos na lista The Tragedy of Macbeth, primeiro filme dirigido por Joel Coen sem a companhia de seu irmão, Ethan, estrelado pelos titãs Denzel Washington e Frances McDormand (somados os dois, são 6 Oscars).
Confira a nossa discussão não apenas sobre esse Macbeth, mas também sobre diversas outras versões da “peça escocesa”, dirigidas e adaptadas por lendas da história do cinema, como Orson Welles, Akira Kurosawa e Roman Polanski. Abordamos vários temas, entre eles o fardo da profecia; o desconforto e a ruína que o sucesso pode acarretar; a ambivalência do texto Shakespeariano; a relação simbiótica, inseparável e nefasta do casal Macbeth; complexo de Édipo, bruxas, chacina, parricídio, incesto, e muito mais. Vai lá na sua plataforma de podcasts favorita e aperte play assim que puder.
Quer fazer um comentário, uma crítica ou uma sugestão? Envie um email a saladeprojecaopodcast@gmail.com ou mande mensagem em nossas redes sociais e responderemos em breve.
Ficha do Filme: A Tragédia de Macbeth (The Tragedy of Macbeth), 2021. Direção e roteiro: Joel Coen, baseado na obra homônima de William Shakespeare. Elenco: Denzel Washington, Frances McDormand, Kathryn Hunter, Brendan Gleeson, Bertie Carvel, Alex Hassell, Corey Hawkins, Ralph Ineson. 105 min. EUA.
Créditos:
Ilustração: Felipe Sobreiro – sobreiro@gmail.com
Edição e Identidade Visual: Thiago Vergara - thiagoverg@gmail.com
Música de Introdução: https://www.bensound.com
Músicas do filme (todas do compositor Carter Burwell)
Birnam Wood
Blood Will Have Blood
Come Seeling Night
Fair is Foul
My Black Desires
Out Damned Spot
Something Wicked This Way Comes
The End of Macbeth
Música de crédito ao editor
Black Sabbath (Black Sabbath)