Listen

Description

Fusão perfeita entre a verossimilhança realista e a fantástica, O Labirinto do Fauno, do grande diretor Guillermo del Toro, talvez seja o filme que melhor expressa sua visão de mundo. Por mais que ele tenha feito filmes maravilhosos depois de 2006, ano de lançamento do Labirinto, é difícil bater uma das obras mais belas e aterrorizantes da primeira década do século XXI. 

Abordamos as criaturas de Gulllermo del Toro, entre elas, as Fadas, o Fauno, o Homem Pálido, e o monstro mais aterrador e cruel de seu panteão, o capitão Vidal. Seriam elas mero fruto da imaginação de Ofélia, criadas por sua necessidade inconsciente de lidar com a terrível realidade, ou de fato existem num mundo à parte, perceptível apenas para aqueles dotados de uma visão especial? 

Não deixe de acompanhar a nossa discussão sobre a importância fundamental dos contos de fadas e da literatura fantástica, especialmente no momento atual; sobre a desobediência filial e a civil; paganismo vs. catolicismo; e muito mais. 

Quer fazer um comentário, uma crítica ou uma sugestão? Envie um email a saladeprojecaopodcast@gmail.comou mande mensagem em nossas redes sociais e responderemos em breve. 

Ficha do Filme: O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno), 2006. Direção e roteiro: Guillermo del Toro. Elenco: Ivana Baquero, Sergi López, Maribel Verdú, Ariadna Gil, Doug Jones, Álex Angulo. 119 min. Espanha/México. 

Créditos: Ilustração: Felipe Sobreiro – sobreiro@gmail.com Edição e Identidade Visual: Thiago Vergara - thiagoverg@gmail.com Música de Introdução: https://www.bensound.com 

Músicas do filme: Todas as músicas de autoria de Javier Navarrete. Guerrilleros Long, Long Time Ago Mercedes Not Human Ofelia Rose, Dragon The Fairy & The Labyrinth The Funeral 

Música de Crédito ao Editor ¿Y tú qué has hecho? (Buena Vista Social Club)