Listen

Description

Jo 3, 14-21: A graça de Deus em julgamento
Em seu famoso discurso a Nicodemos, Jesus resume a atitude de Deus diante dos pecadores - e a Quaresma lembra que todos nós, de alguma forma, somos pecadores.
Em primeiro lugar, Deus deseja intensamente a libertação e a verdadeira felicidade para todos os pecadores. Seu amor especial por estes é maior do que sua rejeição pelo pecado. Para comprovar isso, Deus manda seu único Filho amado morrer pelos pecadores, para que estes possam ter uma nova vida. Seria o sofrimento e a morte de Jesus o único caminho possível para redimir o pecado? Não o sabemos. O que sabemos com certeza é que Jesus na cruz é o mais convincente sinal da seriedade do amor de Deus pela humanidade. Em segundo lugar, Deus quer que o mundo todo seja salvo. Ele não quer para ele a ruína, nem o castigo destituído de esperança. Quando aconteceram fatos dolorosos, como o exílio em Babilônia (que podo ser interpretado como um castigo), o povo sempre teve um chamado à conversão e à graça da mais autêntica libertação.
Em terceiro lugar, para que tudo isso se torne realidade e frutifique, precisamos "ver" a mão de Deus no caminho de nossa vida. Eis por que é necessária a luz do céu. Se levarmos a sério o tempo da Quaresma, ele poderá tornar-se nosso caminho de luz.