Leitura do artigo "A Liberdade do Homem" (Terceira Parte: A Vida em Cristo, Primeira Seção, Artigo 3 - §1730-§1748), do Catecismo da Igreja Católica.
Resumo:
- Deus criou o ser humano e entregou às mãos do seu arbítrio" (Eclo 15,14), para que pudesse livremente aderir a seu Criador e chegar, assim, à feliz perfeição.
- A liberdade é o poder de agir ou não agir, praticando, então, a pessoa atos deliberados. Ela alcança a perfeição de seu ato quando está ordenada para Deus, O sumo Bem.
- A liberdade caracteriza os atos propriamente humanos. Torna o ser humano responsável pelos atos dos quais é voluntariamente autor. Seu agir deliberado é algo propriamente seu.
- A imputabilidade ou responsabilidade de uma ação pode ser diminuída ou suprimida pela ignorância, pela violência, pelo medo e por outros fatores psíquicos ou sociais
- O direito ao exercício da liberdade é uma exigência inseparável da dignidade do homem, sobretudo em matéria religiosa e moral.
- O exercício da liberdade, no entanto, não implica o suposto direito de tudo dizer e fazer. É para a liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1).
--
Compartilhe suas opiniões, reflexões e experiências dos episódios do Fala, Chico! Envie-nos uma mensagem de áudio pelo link anchor.fm/falachico/message
--
Fala, Chico! é um podcast dedicado à leitura de cartas, encíclicas, exortações e homilias dos Papas e textos da Tradição da Igreja Católica, produzido, editado e apresentado por Eugênio Telles.
--
Fale comigo nas redes sociais: facebook.com/falachicopodcast | instagram.com/falachicopodcast | https://t.me/falachico