Listen

Description

Dia 52 - A fofoca assassina

Leitura: Salmos 52

Seleção

Sl 52.7“Vejam o que acontece aos poderosos guerreiros que não fazem de Deus sua fortaleza! Confiam em suas muitas riquezas e se refugiam em sua maldade”. 8Eu, porém, sou como a oliveira que floresce na casa de Deus; sempre confiarei no amor de Deus. 9Eu te louvarei para sempre, ó Deus, por aquilo que fizeste. Confiarei em teu bom nome, na presença de teu povo fiel.

Observação 

Este Salmo trata de uma queixa em uma situação vivida por Davi quando ainda não era rei. Ele estava sendo perseguido por Saul, e um dos servos do rei, chamado Doegue, informa que Davi esteve junto dos sacerdotes. Sentindo-se traído pelas autoridades religiosas, o rei manda matar a todos, e Doegue é quem os executa.

Este homem é visto como um grande malfeitor por Davi. Talvez tenha sido um grande guerreiro que estava manchando sua reputação ao cometer tal atrocidade. Primeiramente, por não conter sua língua e falar a Saul sobre o paradeiro de Davi. Em segundo lugar, por executar 85 sacerdotes.

Diante dessa perversidade, Davi compara os guerreiros que não fazem de Deus a sua fortaleza com valentes que são como oliveiras plantadas na casa do Senhor, que, no tempo certo, florescem e frutificam. Estes, ao invés de confiarem em suas muitas riquezas, confiam no amor de Deus e O louvam para sempre.

Esses que fincam suas raízes na casa de Deus usam sua língua para abençoar e bendizer. Muito diferente daqueles que, refugiados em sua maldade, espalham informações a respeito de outros afim de produzir confusão e destruição. Dezenas de sacerdotes foram mortos por causa de uma fofoca. Isso deve nos levar a uma reflexão profunda sobre nossas vidas.

Como você avalia suas palavras ditas a outras pessoas? São palavras de bênçãos, de encorajamento e amor? Ou são marcadas por fofocas, maledicências e críticas? Você sente prazer ao falar mal de outras pessoas? Você se sente bem quando denigre a imagem de outros?

Tiago fala, no capítulo 3 de sua carta, que é impossível jorrar de uma mesma fonte água doce e água amarga, assim como não deveria sair de uma mesma boca bênçãos e maldições. Faça uma reflexão profunda de suas últimas conversas. E, se perceber que a fofoca é uma marca presente, arrependa-se desse terrível pecado e use sua língua somente como instrumento de bênção para outras pessoas. Lembre-se que você é um instrumento de paz e reconciliação e não um instrumento de guerra e confusão. 

Petição

Senhor, ajuda-me a segurar minha língua. Que de minha boca somente saiam palavras de bênçãos.

Aplicação

Refletirei sobre minhas palavras.