Listen

Description

Dia 60 - Disciplina dolorida

Leitura: Salmos 60

Seleção

Sl 60.1Tu nos rejeitaste, ó Deus, e quebraste nossas defesas; sobre nós derramaste tua ira; agora, restaura-nos. 2 Sacudiste nossa terra e nela abriste fendas; repara as brechas, pois a terra estremece. 3Foste muito severo conosco, teu povo, e nos fizeste beber vinho que nos deixou atordoados. […] 5Agora, livra teu povo amado; responde-nos e salva-nos por teu poder. […] 10Acaso nos rejeitaste, ó Deus? Não marcharás mais com nossos exércitos?

Observação 

Em mais uma batalha, Davi suplica pelo socorro de Deus. Ao que tudo indica, seu exército havia sofrido uma terrível derrota nas mãos dos edomitas. O salmista, então, questiona se Deus os havia rejeitado, dizendo que Ele havia sido muito severo com seu povo. Mas, muito provavelmente, o que estava acontecendo era uma espécie de disciplina da parte de Deus. Seja qual tenha sido o pecado do povo, Deus os estava corrigindo.

A disciplina é uma ferramenta educativa. Ninguém gosta de ser punido e, por isso, para evitar novas punições, evitamos aquele mal que cometemos outrora. É assim que fazemos aqui em casa com nossas filhas e é assim que Deus faz com seus filhos. E não se trata de um mecanismo de punição por punição, mas de um instrumento que faz com que o “meliante” repense antes de cometer outro “delito”.

Uma criança, quando está sob disciplina, muitas vezes não consegue entender que aquilo é para o próprio bem. Em sua imaturidade, só consegue enxergar o quanto seus pais são maus. Mas é pura imaturidade e incapacidade para entender que aquela ferramenta trará um benefício para sua própria vida. Da mesma forma nós, muitas vezes, não entendemos alguns sofrimentos que passamos. Achamos a disciplina de Deus dura demais.

No entanto, precisamos compreender que trata-se de uma expressão do amor de Deus para com seus filhos. Veja o que Salomão escreveu em Provérbios 3.11,12: “Meu filho, não rejeite a disciplina do Senhor; não desanime quando ele o corrigir. Pois o Senhor corrige quem ele ama, assim como o pai corrige o filho a quem ele quer bem.”

Portanto, quando você entender que está sob a disciplina de Deus, ao invés de se irar contra Ele, agradeça. Ele nos ama e quer nosso bem, por isso, utiliza essa ferramenta pedagógica que nos auxilia no processo de amadurecimento, tornando-nos cada vez mais parecidos com Jesus.

Petição

Senhor, obrigado pela disciplina. Por mais que doa, sei que é necessário para meu amadurecimento.

Aplicação

Refletirei sobre os momentos que estiver sob a disciplina de Deus.