Listen

Description

Dia 19 - O camelo e a agulha

Leitura: Mateus 19

Seleção

Mt 19.23Então Jesus disse aos seus discípulos: Em verdade lhes digo que um rico dificilmente entrará no Reino dos Céus. 24E ainda lhes digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. 

Observação

Jesus havia tido uma conversa com um jovem rico que procurava seguir estritamente os princípios morais estabelecidos pela Lei de Moisés. Jesus o desafia a vender suas posses e dar o dinheiro aos pobres e, então, segui-Lo. Triste, o jovem deixa Jesus porque era dono de muitas posses.

Agora, junto aos discípulos, Jesus fala sobre o perigo das riquezas. É importante observar que a Bíblia nunca condena a riqueza em si, mas o apego a ela. O problema não é o dinheiro, mas o amor ao dinheiro, que é a raiz de todos os males. Portanto, Jesus não está condenando ao inferno todos aqueles que são ricos, mas está dizendo que aqueles que amam o dinheiro não entrarão no Reino dos Céus.

O camelo era o maior animal daquela região e o buraco de uma agulha, o menor orifício. Obviamente, era impossível que um camelo passasse pela agulha. A ideia que Jesus está ilustrando é que uma pessoa que confia e descansa em suas riquezas estará fadada à condenação eterna.

Mas qual o problema de amar o dinheiro? Qual o problema de confiar nas riquezas? Jesus já havia alertado sobre esse perigo quando disse: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas” (Mt 6.24). Portanto, o perigo de amar as riquezas está no fato de que é impossível amar o dinheiro e amar a Deus ao mesmo tempo. Ou amaremos o dinheiro e desprezaremos a Deus, ou amaremos Deus e não nos importaremos com o dinheiro.

Vale a pena repetir: não há pecado nenhum em ser rico, tampouco há virtude em ser pobre. O ponto em questão não é o saldo da conta bancária, mas o estado do coração. Uma pessoa pode ser rica e amar a Deus, assim como pode ser pobre e amar o dinheiro. Mas o mais provável é que um rico ame as riquezas. Por isso o alerta de Jesus.

Sonde seu coração. Avalie de onde vem sua segurança. Se o seu estado emocional depende de como está sua saúde financeira, possivelmente você ama mais o dinheiro do que ama a Deus. Port isso, muitas vezes passamos por provas financeiras. Perdemos posses, perdemos grandes quantidades em dinheiro ou mesmo o emprego. Em muitas dessas situações, Deus está nos oportunizando recalibrar nossos corações, lembrando-nos de que Ele é nosso Provedor e que nada nos faltará. Portanto, descanse nEle, confie nEle.

Oração

Senhor Jesus, me perdoe por muitas vezes amar excessivamente o dinheiro. Ajuda-me a descansar em Ti, sabendo que o Senhor é meu pastor e nada me faltará.

Aplicação

Exercitarei meu desapego aos bens materiais por meio de uma vida generosa.