Listen

Description

A mesma medida que usarem com os outros, Deus a usará com vocês. Por que você vê o pedaço de madeira que está no olho do outro e não vê o que está no seu próprio olho? Como é que pode dizer ao outro: me deixe tirar isso do seu olho, quando você mesmo tem um em seu próprio olho? Falsos! Tire primeiro o que está no seu e então verá muito melhor para tirar do olho do outro.
Jesus • Mateus 7:2-5 

O julgar com retidão!… É fácil admitir as próprias falhas? Regra geral, o sujo prefere falar do mal lavado. Aqui, Jesus estava alertando sobre as más intenções dos líderes religiosos.

Um ATO impõe agir… (bem ou mal). Basta apelar a racionalidade para perceber que os problemas que enfrentamos por exemplo na vida pessoal, são resultados de nossos atos. O que foi semeado no passado, terá efeito agora, e o que está sendo semeado agora, terá efeito no futuro. Problemas de saúde, no relacionamento, na família, com filhos... tão certo como a lei da física, é a lei que rege tudo que há no universo; aquilo o que o homem plantar, certamente colherá. Azul, amarelo, branco, cinza, verde, vermelho, roxo... não importa, todos precisarão se responsabilizar pelos atos que cometeram. Nada justifica um ato desumano, de vandalismo, violência... seja de qualquer parte. Práticas antigas e maldosas precisam ser deixadas para trás para dar lugar ao novo! 

Quem remendaria uma roupa velha com um pano novo? O remendo rasgaria a roupa e tornaria o buraco ainda maior. E quem usaria recipientes de couro velhos para guardar vinho novo? Arrebentariam com a pressão, o vinho se derramaria e os recipientes se estragariam. Para guardar vinho novo só se usam recipientes de couro novos. Desta maneira, ambos se conservam.
Jesus • Mateus 9:36-38 

Se vocês cumprirem esta lei real que é encontrada nas Escrituras: “Ame o seu próximo”, estarão fazendo o que é certo. Porém, se vocês violarem a lei, se mostrarem parcialidade, vocês estarão errando o alvo e serão considerados culpados por quebrarem a lei. Porque, qualquer um que segue toda a lei, mas falha em obedecer a um único mandamento, se torna culpado de todos. O que adianta alguém dizer que tem fé em Deus, se o espírito é maligno? Esse tipo de “fé” pode salvar alguém? Se há alguém entre vocês que seja racional, então que essa pessoa mostre, por meio do seu comportamento, que proceda com a serenidade que a sabedoria dá. Porém, se há maldade não se engrandeçam da sua sabedoria. Esta não é a sabedoria que desce do céu. Pelo contrário, ela é mundana, não é espiritual, mas maligna. Onde existe maldade, existe toda espécie de confusão. Mas a sabedoria que desce do céu é, acima de tudo, limpa, pacífica... Todos aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e colherão o fruto da justiça.
Jesus viajava por todas as cidades daquela região e ensinava nas sinagogas, anunciando essas Novidades, e curava toda espécie de doenças do povo. E vendo a multidão, teve muita pena, pois as pessoas estavam aflitas e desamparadas (Números, 1 Reis, 2 Crônicas, Ezequiel).
Mateus 9:35-36