A lei judaica e os profetas foram válidas até João Batista. Daí em diante as Boas Novas estão sendo anunciadas, e alguns se esforçam para entrar.
Jesus • Lucas 16:16
Líderes religiosos tinham dificuldades para mudar suas atitudes (trocar um simples acento da lei), e reconhecer Jesus como aquele que cumpriria toda a lei (Mateus 5:17). Jesus, mostrou que a prática da lei judaica não era mais um requisito de salvação... (cabe, cada nação com a sua Constituição, artigo 37 parágrafo 4; viver com princípios éticos e morais; em consonância com os ensinamentos dEle).
Eu vim a este mundo para juízo; para que tenham vida em abundância.
João 9:39-41; 10:10
Jesus alinhou os princípios de justiça que Deus deseja realizar no mundo, desafiou estruturas injustas e sistemas opressivos, contrastando com as más intenções dos que buscam enganar e prejudicar: Líderes religiosos se reuniram e deram grande soma de dinheiro aos soldados para que contassem mentiras... E Jesus disse aos discípulos: Ensinem as pessoas a obedecer todas as coisas que eu ensinei. E eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.
Mateus 28:11-15; 18-20
"Significa: Quero justiça e não genocídio".
A verdadeira relação com Deus se manifesta em ações e comportamentos consistentes com a justiça e a retidão.
A nossa punição é justa, porque estamos recebendo o que as nossas ações desencadearam, disse um criminoso repreendendo a outro... Devido às aflições no mundo, Jesus afirmou: Felizes as mulheres que não colocam filhos no mundo, das que nunca amamentaram. Dirão as montanhas: Caiam sobre nós! E aos montes: Cubram a todos nós! Pois, se as pessoas fazem isso quando a árvore ainda está verde, o que acontecerá quando ela estiver seca?
Lucas 23:41; 29-31; João 11:50
Jesus não ignora o pecado; ensina aplicar a justiça corretamente. Ímpios devem ser punidos, não com pena de morte!
O que é praticado na terra, tem impacto na eternidade
(Mateus 6:21).