Listen

Description

COMPROMISSO

Um dos que estavam acompanhando Jesus, puxou sua espada e cortou a orelha do servo do principal líder religioso. Guarde sua espada, ou acabará morrendo pela espada. Você não percebe que eu poderia pedir ao meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze tropas de anjos? Mas se eu fizesse isso, como se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim deve acontecer? E disse aos que o perseguiam: Vocês vieram armados para me prender como se eu fosse um ladrão?
Mateus 26:51-55

Claro que Jesus frequentemente denunciava as falhas dos sistemas humanos de justiça e a corrupção daqueles que detinham autoridade, dos que agiam injustamente, aplicando leis de forma desigual para favorecer poderosos em detrimento dos fracos. Jesus não apoia o uso da violência, nem para resistir a prisão, não é o caminho dEle, (Como no artigo 5º inciso 16 da Constituição: todos podem se reunir pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público); ao mesmo tempo, tentou mostrar o uso responsável de armas por parte de profissionais de segurança.

O exemplo vem de cima!

Líderes não tinham o compromisso com a verdade, de promover a paz, erradicar a pobreza e a marginalização, as desigualdades sociais... tinham suas próprias prioridades e interesses, que não coincidiam com as necessidades e bem estar da sociedade em comum, principalmente os vulneráveis (Tiago 1:26-27), e por isso, Jesus cumpriu a Lei.

Um certo especialista da Lei, se levantou com o objetivo de pôr Jesus à prova e perguntou: Mestre, o que preciso fazer para conseguir a vida eterna? Jesus disse: O que está escrito na Lei? Como você interpreta o que está escrito? Respondeu: Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, com todas as suas forças e todo o seu entendimento e Ame o seu próximo como a você mesmo. Você respondeu corretamente. Faça isto e viverá. Mas ele, querendo se justificar, perguntou: E quem é o meu próximo? Jesus prosseguiu: Um homem descia de Jerusalém para Jericó quando caiu nas mãos de alguns ladrões. Tomaram suas roupas, bateram nele e o deixaram caído quase morto na estrada. Por casualidade, um líder religioso estava descendo por aquele mesmo caminho e, quando viu o homem, atravessou para o outro lado. Outro religioso descia por aquele lugar e, quando o viu, também atravessou para o outro lado. Porém, veio um estrangeiro (samaritano), e quando o viu, sentiu pena. Aproximando-se, fez curativos nos ferimentos dele, com o que tinha disponível. Depois, colocou aquele homem sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria, onde cuidou dele. No dia seguinte entregou dinheiro ao dono da hospedaria dizendo: Cuide deste homem. Quando eu voltar, pagarei o que você gastar a mais com ele. Qual destes três você diria que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos ladrões? O especialista da Lei respondeu: O que socorreu o homem. Jesus disse: Vá e faça o mesmo.

Um cidadão considerado inimigo, precisou ajudar outro cidadão necessitado e oprimido; foi necessário ensinar os líderes (2Coríntios 9:6-9). Jesus dá a cada um de acordo com as suas ações e comportamentos.

Não mudaram de atitude e não se tornaram sem maldade, não podem entrar no Reino dos Céus.

A Constituição de 1988 assegura o direito à liberdade religiosa individual dos cidadãos, e proíbe o estabelecimento de igrejas estatais e de qualquer relação de dependência, imposição e aliança de autoridades com líderes religiosos com exceção de orientação Lei 9.982.