Listen

Description

Para elucidar a seus alunos o entendimento sobre: UM ESTADO DE CONSCIÊNCIA PLENA EM DEUS, Jesus fez uso da seguinte história… é parecido com o dono de terras, que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para sua plantação; e acertou com eles que pagaria um dinheiro por dia de trabalho. Por volta de nove da manhã, ele saiu novamente, e viu na praça outras pessoas desocupadas. Então disse: Vão e trabalhem na minha plantação também. Eu pagarei o que for justo, e eles foram.
Ao meio-dia e às três horas da tarde, ele saiu e fez a mesma coisa. Às cinco horas da tarde, ele voltou à praça e encontrou outras pessoas desocupadas. E perguntou: Por que vocês estão quase o dia todo sem fazer nada? Eles responderam: Porque ninguém nos contratou. O dono das terras disse: Vão e trabalhem na minha plantação também, pagarei o que for justo.
Ao fim do dia, ele orientou seu administrador: Chame os trabalhadores e faça o pagamento, começando pelos que foram contratados por último e terminando pelos que foram contratados primeiro.
Assim, os que tinham sido contratados às cinco horas da tarde receberam cada um o dinheiro ajustado.
Quando os que tinham sido contratados primeiro chegaram, pensaram que iam receber mais, mas eles também receberam o que havia sido combinado. Pegaram o dinheiro e reclamaram: Nós trabalhamos o dia inteiro debaixo deste sol quente e estes homens que foram contratados por último trabalharam somente uma hora. Você os igualou a nós, pagou a eles o mesmo valor! Ele respondeu: Eu não estou sendo injusto com você; Nós não ajustamos que eu pagaria um dinheiro por dia? Pegue o que é seu e vá. Eu quero pagar a este homem que foi contratado por último a mesma coisa que paguei a você. Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com o que é meu? Ou será que você está com inveja porque eu sou generoso? Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros.                                                                                                  Mateus 20:1-16

Conduta é a manifestação do comportamento de um indivíduo; pode ser boa ou má.

A justiça de Deus parece não ser coerente aos olhos humanos. "Aceitar" o que cabe a nós, ser grato sem cogitar a ganância, a inveja, ajudar o outro a corrigir o erro que cometeu, se esforçar para se tornar o famoso bom exemplo... definitivamente, só serão capazes aqueles a quem Deus permite entendimento. Sinal de uma CONSCIÊNCIA PLENA EM DEUS é não participar de uma conduta irresponsável, e poder ser admirado por uma conduta digna, justa, saudável...

Senhor, quem pode ter acesso a Teu "Santuário"? Quem pode permanecer em teu "Santo Monte"? Aquele que é honesto e sincero em tudo quanto faz, que pratica a justiça e que fala a verdade; que não usa suas palavras para destruir outras pessoas, não prejudica de propósito o seu semelhante e não difama com mentiras; aquele que, a seus olhos, tem por desprezível o que merece reprovação, mas reconhece os que respeitam o Senhor, e cumpre suas promessas mesmo quando é prejudicado, que empresta aos necessitados sem cobrar juros; que se recusa a agir contra uma pessoa inocente. Alguém assim permanecerá firme para sempre na presença de Deus, terá acesso a essa mente elevada, habitará acima das consciências que rastejam por todos os lados.

Deus firma os passos de uma pessoa, quando a conduta deste o agrada.

Não tente tapar o sol com a peneira; cada um deve examinar a sua própria conduta, cada um deve aceitar a sua própria responsabilidade.