Falando a pessoas que demonstravam extrema confiança que suas atitudes eram admiráveis, e viam com desprezo os que estavam ao seu redor, Jesus contou a seguinte história: um importante líder religioso, fazia esta oração: Eu te agradeço, Deus, porque não sou como as demais pessoas (desonestas, pecadoras, adúlteras). E, com certeza, não sou como este funcionário público responsável pela cobrança de impostos que está ao meu lado. Lucas 18:9, 11
Com esse exemplo Jesus orientou os que aprendiam com ele, para que não se tornassem mentirosos e arrogantes como os religiosos fanáticos.
O processo de corrupção começa no íntimo de cada um (subconsciente), e sua principal ferramenta é a MENTIRA.
Pois são filhos de seu pai, o diabo, e gostam de fazer as coisas perversas que ele deseja. Ele foi assassino desde o princípio. Sempre odiou a verdade, pois não há verdade alguma nele. Quando ele mente, age de acordo com seu caráter, pois é mentiroso e pai da mentira.
João 8:44
De lideranças mundiais e empresariais, a uma caneta presa por uma cordinha no balcão do caixa de uma loja, temos a oportunidade de estudar o comportamento corrupto e corruptor dos seres humanos… algo de valor tão baixo que nem seja percebido como dinheiro, até receber valores para “facilitar um negócio” ou “fazer vista grossa”, envolve o mesmo raciocínio de pesar a obtenção de ganho pessoal, ao quanto isso pode ser mal visto pelos outros.
Quando o organismo se acostuma com a “mentirinha”, logo se transforma em uma mentira maior... o corrupto tende a sequer se considerar desonesto.
Nos relacionamentos o princípio se aplica da mesma maneira, se não chamarmos à consciência o dano que estamos gerando, sequer temos a capacidade de admitir as falhas de caráter e
conduta.
Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores e a salvação é para aqueles que reconhecem o seu pecado e recorrem a Ele para perdão, e se você disser que não tem pecado...já está pecando.
Não há religiosidade, rituais ou representação teatral nisso.
QUE AFLIÇÃO OS ESPERA, líderes religiosos fanáticos enganadores e dissimulados! São como túmulos pintados de branco: bonitos por fora, mas cheios de ossos e de toda espécie de impureza por dentro. Por fora parecem justos, mas por dentro seu coração está cheio de hipocrisia e maldade.
Mateus 23:27-28
A corrupção moral de uma nação faz cair seu governo, mas o líder sábio e prudente traz estabilidade.
Provérbios 28:2