Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, quando já beberam muito, servem o vinho inferior; você, porém, guardou o melhor vinho até agora!
João 2:10
Mudança de um estado para outro!
Vinho novo representa a nova aliança com Jesus; aliança que transcende barreiras culturais e religiosas. O Sommelier da festa foi corajoso (mesmo não sabendo de onde vinha o vinho), ao dizer que era melhor se referindo a Jesus, quebrou barreiras de exclusividade, mostrou a intenção de Jesus alcançar também os que estavam fora das tradições. O milagre aconteceu em contexto onde uma população diversificada conviviam.
Jesus mesmo não sendo considerado um profeta ou sacerdote pelo seu povo, e sim um "andarilho", é a melhor escolha. A nova aliança trazida por Ele, desafia expectativas humanas,é muito mais rica e significativa, experiência superior que beneficia a todos.
Gregos se dirigiram ao discípulo Filipe, que era da cidade de Betsaida, e pediram: Senhor, queremos ver Jesus; e até um homem rico de Arimateia, chamando José também era discípulo de Jesus. E os da cidade de Bereia eram mais nobres, tinham a mente mais aberta do que os de Tessalônica, pois receberam a mensagem com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para conferir as declarações de Paulo e Silas, a fim de ver se tudo o que diziam era verdade. Com isso, muitos deles creram, inclusive diversas mulheres gregas de alta posição social e muitos homens.
João 12:20-21/Mateus 27:57/Atos 17:11-12
Diligência intelectual, para não se perder em tradições vazias e preconceitos estúpidos, que resulte efeito colateral.
A vida eterna é esta: que conheçam o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, que o Senhor enviou.
João 17:3
Essencial para a sua salvação!
A Constituição de 1988 assegura o direito à liberdade religiosa individual dos cidadãos, e proíbe o estabelecimento de igrejas estatais e de qualquer relação de dependência, imposição e aliança de autoridades com líderes religiosos com exceção de orientação Lei 9.982.