“Cuidado! Guardem-se de todo tipo de ganância. A vida de uma pessoa não é definida pela quantidade de seus bens.” Jesus (Lucas 12:15)
Qual é o sentido? Qual o propósito da vida?
Acumular cada vez mais? Garantir o futuro? E que futuro?
Diga qual é o teu tesouro e te direi quem tu és!
Muita confusão se faz por acreditar que: O dinheiro é responsável por algo ruim que alguém vivencie; Observe porém: O amor ao dinheiro e a inquietude permanente de quem quer sempre possuir mais, são o indício de uma existência desordenada que passa longe do essencial.
Ter dinheiro é um dom de Deus; Ser próspero em todas as áreas da vida!
mas... cuidado com a GANÂNCIA!
“… os que desejam enriquecer caem em tentações e armadilhas e em muitos desejos tolos e nocivos, que os levam à ruína e destruição. Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todo mal. E alguns, por tanto desejarem dinheiro, desviaram-se da fé e afligiram a si mesmos com muitos sofrimentos.”
Paulo (I Timóteo 6:9,10)
Os registros de alerta quanto ao poder destrutivo da ganância são milenares, infelizmente esse mesmo poder persiste corrompendo líderes políticos, religiosos e sociais:
"Seus líderes julgam a troco de suborno, seus sacerdotes ensinam por lucro, e seus profetas adivinham em troca de prata. E ainda se apóiam no Senhor, dizendo: O Senhor está no meio de nós. Nenhuma desgraça vai nos acontecer. Por isso, por causa de vocês, Sião será arada como um campo, Jerusalém se tornará um monte de entulho, e a colina do templo, um matagal.” (Miquéias 3:11,12)
Alerta: “O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.” Salomão (Provérbios 13:11)
Esse equilíbrio fundamental para uma existência saudável é ensinado nesses textos milenares, inclusive na própria questão de administrar os recursos materiais:
“Empregue o seu dinheiro em bons negócios e com o tempo você terá o seu lucro. Aplique-o em vários lugares e em negócios diferentes por que você não sabe que crise poderá acontecer no mundo. (…) Semeie pela manhã e continue a trabalhar à tarde, pois você não sabe se o lucro virá de uma atividade ou de outra, ou talvez de ambas.” Salomão (Eclesiastes 11:1,2;6)
O alerta mais contundente a esse respeito foi feito por Jesus:
“...Louco! Você morrerá esta noite. E, então, quem ficará com o fruto do seu trabalho? Sim, é loucura acumular riquezas terrenas e não ser rico para com Deus.” Jesus (Lucas 12:20,21)